GRAÇA, A LEI CUMPRIDA EM CRISTO.

10:35Apenas Evangelho

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas, pois não vim para revogar, mas vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus, mas aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.


Mateus 5:17-20

Por Sandro VS

Se procurarmos no Novo Testamento uma descrição do caráter exigido por Deus, não existem dúvidas de que "as bem-aventuranças" do sermão do monte cumprem este papel, mas a pergunta que fica ao lermos esta descrição é: "Como viver isto?"

Pois bem, aqui vemos o que o pecado havia feito da Lei, pois o povo não entendeu que o que Jesus afirmou em cada descrição nada mais era que a exigência da Lei desde o princípio, mas por causa do pecado, aqueles que a procuravam cumprir, o faziam apenas pelo medo da sentença e não como desejo do coração, ou seja, a intenção da Lei sempre foi fazer com que o homem entendesse o propósito da existência, conhecer a Deus e obedecê-lo, mas o pecado fez da Lei um mero conjunto de regrinhas a serem cumpridas com fim de alcançar a aceitação homens. 

Assim, alguém podia não matar simplesmente porque havia uma sentença para quem praticava tal ato, mas nunca não desejar tal coisa por entender em si mesmo a gravidade de tal ato, isto é, é como se alguém dissesse "Eu lhe mataria agora mesmo, só não o faço porque sofrerei condenação!". O que a Lei sempre intentou quando anunciava "NÃO MATARÁS", não era que o homem não cometesse um homicídio por causa da pena para tal ato, mas sim que este desejo nunca tivesse lugar no coração humano por que esta é a vontade de Deus. 

Por isto, Jesus diz que não veio revogar a Lei, mas cumpri-la, ou seja, Jesus nunca cometeu um pecado contra a Lei, não porque tinha medo da sentença, mas porque nunca desejou algo contra sua própria natureza divina, assim, nunca feriu a vontade de Deus. 

Com o cumprimento perfeito de toda a Lei em Si, Jesus afirma que existe como os homens cumpri-la agora de maneira correta, isto é, em Cristo temos condições de desejar, observar e ensinar toda a vontade de Deus. Ninguém cumpre a lei por si mesmo, no maximo a observa, ou olhando para a gravidade das suas sentenças ou para a aceitação entre os homens que o seu cumprimento aparente promove. Por isto, Jesus encerra dizendo que a justiça do reino tem que exceder a justiça dos homens, significando dizer que a religião olha para Lei, não como a justiça perfeita de Deus, mas sim como uma maneira de, hipocritamente, produzir justiça própria e exigir de Deus uma premiação por isto. 

Portanto, entendamos que a GRAÇA manifestada em Cristo é o cumprimento perfeito da Lei, e ao ser estendida a nós nos atribuiu uma JUSTIÇA que nunca alcançaríamos por nós mesmos, assim, em Cristo podemos cumprir a Lei, não como medo ou como status religioso, mas como um profundo desejo de fazer a vontade justa daquele que nos criou e nos atraiu a Si mesmo em Cristo, Deus. 

Quem vive APENAS o EVANGELHO cumpre toda Lei em Cristo. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

2 comentários

  1. Perfeito !! .. me ajudou muito, quero dizer, me ajudou a esclarecer um amiga. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Paz Israel!
    Nosso intuito é exatamente este, juntos chegarmos ao entendimento que ilumina a mente e o coração. Queremos te convidar a curtir a página do blog no Facebook (https://m.facebook.com/ApenasEvangelho/) assim ficará mais fácil acompanhar os textos atualizados.
    Desfrute do blog e continue evangelizando a todos que Deus colocar em seu caminho.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato