Estudo

A SOBERANIA DE DEUS.

15:13Apenas Evangelho

por Flávio Santos e Sandro VS

Romanos 11.33-36 

Deus como criador possui autoridade sobre toda criação, pois tudo lhe pertence. As escrituras evidenciam em vários textos a Soberania Deus sobre tudo e todos. Não há nada que seja como o Senhor, ou, que se oponha a Ele. Ele soberanamente controla tudo. 

1. Alguns aspectos da Soberania de Deus. 

a) Sua vontade e governo Soberano. 

A vontade de Deus é soberana sobre qualquer outra vontade – diabo, anjos caídos, anjos bons e o homem. Como a vontade de Deus é superior a qualquer outra vontade, Ele exerce governo soberano sobre tudo. Deus não só opera a Sua vontade sobre o que é Seu, mas trabalha esta vontade sem impedimentos. Deus faz com que aquilo que é Seu trilhe caminhos preparados por Ele para chegar ao fim que Ele mesmo preparou. 

Deus é soberano sobre toda criação. 1 Cr 29.11,12; Ne 9.6 
Deus é soberano sobre os deuses. Ex 18.11; Sl 95.3 
Deus é soberano sobre todas as nações. 2 Cr 20.6; Sl 22.28 
Deus é soberano sobre o homem. Sl 47.8; 
Deus governa e faz tudo que lhe agrada segundo sua vontade soberana. Dn 4.35; Sl 115.3 

b) Sua Glória Soberana. 

A reposta que temos para o porquê das coisas serem como são, é que tudo é para a glória de Deus. Quando entendemos que Deus faz cumprir Sua vontade e governo, trabalha esta vontade à Sua maneira e o resultado final é a perfeição, o que nos resta dizer é “glória ao Senhor”. Rm 11.36 

A Sua vontade e Governo nos auxiliam para Sua própria Glória. Hb 13.20,21 

Todos os caminhos da vontade de Deus serão percorridos por nós para o Seu agrado. O agradável é que a glória seja Dele, não por vaidade divina, mas porque quando a glória é dada a Ele tudo está em perfeita ordem e isto O agrada. 

2. A soberania de Deus e o mal. 

a) O pecado. 

Se Deus criou todas as coisas, seria também criador e culpado do pecado? Se não foi o Senhor que criou o pecado, será que existe outro ser soberano que o tenha criado? Estas perguntas são respondidas pelas escrituras:

1º Deus não é o autor do pecado. 

Na identificação da autoria do pecado, primeiro é necessário dizer que o pecado não teve Deus como autor, pois seria uma blasfêmia considerá-Lo seu Autor. Deus tem o seu caráter e atitudes santas e com isso não pode ser o autor do pecado. Jó 34.10; Is 6.3; Tg 1,13. 

2° O pecado não foi criado por um ser soberano. 

A Palavra de Deus demonstra que o pecado teve sua origem no mundo angélico, não que Deus tenha criado seres moralmente decaídos, pelo contrário, todos os anjos eram seres bons, mas eram moralmente livres e usaram desta liberdade para se apartar de Deus e pecar. Foi um ser criado quem pecou. Mas é preciso deixar claro que nada foi feito fora da Soberania de Deus. Jo 8.44; 1Jo 3.8. 

Na raça humana, o pecado teve sua origem no ato livre de Adão, levado a esse fim pela influência de satanás. Gn 3.1-19; Rm 5.12 

Deus em sua soberania não criou o pecado, mas permitiu a Sua entrada na criação com o propósito de demonstrar o seu amor. Jo 3,16; Rm 5.6-10 

b) O mal e o sofrimento. 

O mal e o sofrimento na criação são decorrentes da queda do homem, ou seja, da entrada do pecado no mundo. Tudo quanto Deus fez ficou bom, porém o pecado trouxe consigo as dores e os sofrimentos humanos. É claro que Deus, em Sua soberania, usa o mal e o sofrimento para cumprir seus propósitos, para o bem dos homens e para Sua Glória. 

1. Para o cumprimento de seus propósitos. 

Deus se utiliza soberanamente do mal para cumprir seus propósitos sem que Seu caráter seja manchado. 

O endurecimento do coração com o propósito de julgar e punir o Egito, libertar o seu povo e glorificar o Seu nome. Ex 4.21, 9.12,16, Ex 14.17; Rm 9.17 

A incitação do coração para punir o pecado. 2 Sm 24. 1-17 

A punição do pecado. 2 Sm 12.11,12, 16.22. S sm 12.15-18 

2. Para o bem dos homens. 

A soberania de Deus na utilização do mal e do sofrimento é para o bem dos homens.

José e seus irmãos. Deus por meio dos atos maus que os irmãos de José fizeram a ele, traz o bem ao próprio José e a muita gente. Gn 37.38, 45.5 e 50.20 

A crucificação de Cristo. Deus por meio do que os homens fizeram a Cristo, trouxe salvação para o homem. At 2,23, 4.27,28; Jo 3.16 

3. Para Sua glória. 

Deus soberanamente faz o que faz para Sua glória, até o mal e o sofrimento do homem. Pv 16.4; Sl 76.10; Rm 9.14-24 

Conclusão: 

Acabamos de conhecer e aprender sobre a soberania de Deus. Este atributo nos mostrou que nada sai do controle de Deus. Tudo está em suas mãos. E Ele faz tudo para Sua glória. Neste sentido devemos confiar e viver em Sua soberania. 2 Sm 10.12; At 17.28

Não creio na Soberania divina porque não tenho respostas para tudo, como quem diz evasivamente: "Deus sabe de todas as coisas", mas o faço porque, definitivamente, todas as respostas estão Nele!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato