O ESPÍRITO SANTO: ALGUÉM A QUEM SE CHAMA

12:25Apenas Evangelho

Flávio Santos

A espiritualidade saudável acontece quando conhecemos o Espírito Santo, buscamos o Espírito Santo e vivemos o Espirito Santo. O Espírito Santo que movimenta a nossa espiritualidade é uma Pessoa. Não é uma força, energia vaga, ou somente a presença de Deus. A pessoalidade do Espírito é um convite para todos conhecer e se relacionar com Ele. 

Jesus fez cinco declarações sobre o Espírito Santo no Evangelho de João. O evangelista João enfatiza o Espírito Santo mais que os outros evangelistas. Em seu discurso de despedida, Jesus faz referência ao Espírito Santo em 14.16-17 e 26; 15.26-27; 16.7-11; 16.13-15). Por isso, os pais da Igreja qualificaram o quarto Evangelho como evangelho espiritual. 

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês”. João 14:15-18

O Espírito Santo é uma das pessoas divinas da Trindade. Quando Jesus usa a palavra “outro” está querendo dizer que Aquele que será enviado é Outro igual a Ele e o Pai. E sabemos que o Pai e Jesus são Pessoas e são divinos. Assim, Aquele que será dado é uma pessoa divina com quem podemos nos relacionar. Jesus está dizendo que podemos buscar e viver com intensidade o Espírito Santo. 

Jesus também o chama de Espírito de verdade. Ele está querendo dizer que, assim como Ele é uma pessoa divina de verdade, o Espírito também o é. Lembremos que Jesus disse acerca dele mesmo: Eu Sou o Caminho, a verdade e a vida. Ou seja, Eu Sou o Deus verdadeiro. Usando verdade para o Espírito, Jesus ensina que o Espírito é Deus verdadeiro. 

O sentido básico de “Parácleto” é alguém que está ao nosso lado. Alguns estudiosos traduzem como “Alguém a quem se chama”, ou seja, o Espírito Santo é uma pessoa divina a quem podemos chamar para estar ao nosso lado. A palavra Parácleto possui basicamente 3 traduções que mostram a maneira como Ele está ao nosso lado: Consolador, Conselheiro e Advogado. 

O Espírito como Consolador mostra que quando enfrentarmos crises, problemas, decepções e ausências, o Espírito Santo vai nos consolar. E em um sentindo mais profundo, no que diz respeito à nossa espiritualidade, recebemos o consolo do Espírito Santo quando choramos pelos nossos pecados. O Espírito como Conselheiro mostra que na vida precisamos de direção. Precisamos tomar decisões. O Espírito ao nosso lado vem para nos aconselhar. E, também, em um sentido espiritual, aconselha-nos em relação ao entendimento das Escrituras. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14.26. O Espírito como Advogado mostra que temos muitas causas diante de Deus. Ele advoga cada uma delas. 

Jesus diz que o mundo não pode receber o Espirito Santo. A explicação dada por Jesus é que o mundo não o vê e nem o conhece. A palavra “mundo” aqui significa o sistema de valores das pessoas que não têm de Deus. Elas veem e conhecem tudo, menos Deus e consequentemente o Espírito. Carson diz que é o mundo é ordem moral em rebelião contra Deus. 

Barclay ilustra o que Jesus está dizendo: “Só vemos aquilo para o qual fomos capacitados. Um astrônomo verá muitas mais coisas no céu que um homem comum. Um botânico verá muito mais em qualquer planta que alguém que não sabe nada de botânica. Um médico descobrirá muitas mais coisas ao observar uma pessoa das que pode ver uma pessoa que não está capacitada. Alguém que entende de arte verá muito mais em um quadro que uma pessoa ignorante nesse campo. Alguém que sabe um pouco de música encontrará muitas mais coisas em uma sinfonia que outra pessoa que não sabe nada sobre esse tema”. 

Assim, só podemos ver e conhecer a Deus se o Espírito nos capacitar. Jesus diz que nós o conhecemos porque habita conosco e estará em nós. Aqui fica evidente que todos os que estão em Jesus. Ou seja, no Caminho verdade vida, tem o Espírito Santo. O Espírito Santo não é uma doutrina, mas uma pessoa que pode ser conhecida e vivida. Aqui Jesus usa três verbos para mostrar o relacionamento que temos com o Espírito Santo: Conhecer, Viver e Habitar. 

O termo grego orfanús, “órfãos”, designa não apenas quem foi privado de seus pais como alguém que foi abandonado por eles. Pelo que se observa na narrativa desse capítulo, a preocupação dos discípulos está relacionada ao segundo sentido. Eles ficariam sozinhos e abandonados com todas as demandas da vida. Jesus diz que eles não ficariam órfãos, abandonados, mas que Ele voltaria na Pessoa do Espírito Santo. O mártir Inácio dizia que ele era o Teóforo, aquele que carrega Deus. 

Assim, quando temos o Parácleto ao nosso lado e dentro de nós, somos carregadores de Deus. Portanto, Apenas no Evangelho que podemos chamar o Espírito Santo para estar ao nosso lado.

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

  1. Excelente texto! Parabéns Pr. Flávio e a toda equipe do Apenas Evangelho! Continuem firmes nessa pegada!!! Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato