“A EFICIÊNCIA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO E O FRACASSO IMINENTE DO PECADO”

11:54Apenas Evangelho

Por Sandro VS

Não existe problema mais antigo com o qual o homem tenha que lidar, senão o pecado. Por ser a raiz de todos os males, o pecado é o que separa o homem do seu criador e ao mesmo tempo torna uma auto-reconciliação totalmente impossível. 

A boa noticia é que mesmo sendo o Criador a parte ofendida, neste processo de separação, foi de sua iniciativa a reconciliação para o bom andamento deste relacionamento.

O apóstolo Paulo, afirma em sua carta aos romanos, que o primeiro homem foi o causador da separação, e por ser “o cabeça”, bem como a raiz física de todos, todos pecaram e caíram quando ele pecou. Em contraste a isto, o apóstolo afirma, que mediante a “obediência de um só”, aqueles que são representados por Cristo, foram feitos “justos” em Cristo, ou seja, “Ele veio a ser o cabeça destes, bem como a raiz espiritual da nova humanidade”. Desta maneira, Cristo reconciliou com Deus Pai aqueles a quem Ele justificou, tirando assim, a culpa que pesava sobre estes, agora justificados.

A continuidade desta “desintoxicação” do pecado é assegurada pelo Espírito Santo que age nos justificados de maneira progressiva. O apóstolo Paulo, em sua carta aos gálatas diz que, quem anda no Espírito jamais satisfará os desejos de sua carne pecaminosa, com isto ele enfatiza o privilégio daqueles que foram justificados, ou seja, a companhia do Espírito Santo, e o Seu poder à sua disposição para vencer dia após dia os confrontos contra os seus desejos mais vis e corruptos da sua natureza pecaminosa.

O mesmo Deus que chama seus filhos para a santidade, lhes dá graciosamente tudo o que Ele mesmo exige. Na regeneração, Deus, o Pai, dá aos pecadores o novo nascimento; na santificação, Deus, O Espírito Santo, dá aos ainda pecadores o crescimento. Assim, vemos toda a Trindade envolvida neste plano perfeito para aniquilar o poder do pecado na vida daqueles que creem.

Mas, o que garante que todo este processo irá realizar-se com sucesso é que Cristo, em seu sacrifício, cumpriu todos os requisitos para que a satisfação divina fosse completa. Desse modo, podemos dizer que Ele não só justificou os seus para que tivessem o direito legal de apresentar-se perante Deus, mas, também, os preserva para que perseverem na fé e na vida cristã até o fim. Apesar de o pecado ser o grande mal, como disse no início, ele já foi vencido e sua erradicação está próxima. 

Cristo diz que o mundo, ou seja, todo o sistema maligno montado por mentes e corações corrompidos, só nos oferecerá aflições, mas Ele nos garante vitória, não quando nos incentiva a ter bom ânimo, como se isto resolvesse todos os problemas (e infelizmente é assim que alguns interpretam), mas, afirmando “EU VENCI O MUNDO”.

Assim, podemos dizer que o fracasso do pecado é iminente, não porque o homem encontrará um meio de vencê-lo e bani-lo de sua vida, mas porque Cristo já o fez, mostrando assim a eficiência do seu sacrifício que é perfeito e poderoso para guardar os justificados até o fim.

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato