MUITO ME ALEGRO DE QUE LÁ NÃO ESTIVESSE...

09:38Apenas Evangelho

Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu, e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer, mas vamos ter com ele. 
João 11:14-15 

















por Sandro VS

O termo crer ou uma de suas variações pode ser encontrado pelo menos oito vezes neste texto, e aqui está incluso em uma declaração feita pelo próprio Jesus, mas difícil de aceitar, "Lázaro morreu, e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse"... 

Mas é o propósito do Evangelho que dá o sentido a declaração, ou seja, "... para que possais crer...", pois não é este o propósito do Evangelho, gerar fé e fortalecê-la? 

Agora que aumentaria mais a fé dos discípulos? Presenciarem a cura de um enfermo ou a ressurreição de um morto? 

Esta declaração do Cristo incomoda porque um Deus assim é exatamente o que não se quer, pois o Deus perfeito, para a maioria, é aquele que vem antes da enfermidade, é aquele que em sabendo da enfermidade manda um recado por meio de um profeta para dizer que o indivíduo “estaria doente”, mas Deus, em Sua bondade, o curou sem que ele mesmo o soubesse. Este é o Deus que se busca. 

Isto acontece porque relacionar-se com um Deus que se alegra em não vir, é apavorante! Pois o Deus das Escrituras é o Deus que sabe tudo e sabendo tudo não teme nada e não temendo nada tem a liberdade para deixar que todos os processos bons que estão escondidos em situações ruins da nossa vida sigam o seu rumo até chegar ao fim harmonioso que Ele mesmo decretou. 

E o desespero está em que ao tempo que Ele sabe tudo, nós não sabemos nada, ao tempo que Ele não teme nada, nós tememos tudo, por isso não aceitamos o Deus que diz: "Lázaro morreu, e por vossa causa me alegro de que lá não estivesse..." Mesmo que esta alegria divina se deleite no efeito da demora, ou seja, "para que possais crer", pois todo este "atraso" serve para fortalecer a fé! De maneira que a fé não se fortalece na profecia que anuncia a cura daquilo que nem se sabia ainda, mas ela se fortalece exatamente naquilo que sabemos, naquilo que nós mais que sabemos, naquilo que sabemos até demais, naquilo que sabemos até não aguentar mais saber e até não entendermos mais nada. 

Como será sua vida daqui para frente? Eu não sei, não tenho profecias a oferecer, minha palavra final são as de Paulo: 

"Estou crucificado com Cristo, logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim"

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato