A CRUZ DO DISCIPULADO

11:48Apenas Evangelho


Por Flávio Santos

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Mc 8. 34 

O discipulado que tem como caminho a cruz é de total abnegação, que é a negação do “eu”, significando que o discípulo agora não segue o seu próprio caminho, e sim, o caminho de completa submissão ao senhorio de Cristo. 

Não existe discipulado sem cruz, neste sentido, não existe discipulado sem seguir a Cristo, sem negar a si mesmo e, principalmente, sem carregar a cruz. O discípulo verdadeiro é aquele que carrega a cruz, mesmo sabendo que é um caminho sem volta. 

A imagem usada por Jesus, quando disse que o discípulo que quisesse segui-lo deveria tomar a sua cruz, era a de um criminoso condenado à crucificação, que tinha que carregar a sua cruz até o local onde seria crucificado. Esta imagem era comum para aqueles que ouviram este chamado, quem quisesse fazer parte deste discipulado, já sabia de antemão, o que era tomar a cruz do discipulado de Jesus. 

Todo discípulo verdadeiro, sabe que para seguir a Jesus, tem que levar a sua cruz, mesmo sabendo que em levando a cruz enfrenta-se o sofrimento e a morte. O discípulo toma a cruz quando entra para a nova vida ao lado de Cristo, rompendo assim, com os valores do pecado e do mundo. É a crucificação e a mortificação do velho homem. Daí nasce a nova criatura, que de agora em diante, tem um compromisso de discipulado com Cristo. 

No discipulado proposto pela cruz de Cristo, não há lugar para o “discipulado” que é proposto atualmente, sem arrependimento, sem sofrimento, sem morte e, principalmente, sem cruz. Neste discipulado, o chamado é venha como está, e continue assim, pois Cristo aceita a todos. Mas, sabe-se que o discipulado baseado na cruz é de mudanças e renúncias. É um discipulado de crucificação progressiva, em que o discípulo crucifica com Cristo tudo que atrapalhe sua vida de entrega total a Ele. 

Jesus ainda está convidando pessoas para carregar a cruz e segui-Lo, mesmo que este chamado não encontre eco nas pregações de vitória, honra e prosperidade que ouvimos todos os dias. 

Se há vitória, que seja a de negar-se a si mesmo todos os dias, e sair vitorioso contra o nosso eu. 

Se há honra, que seja a de tomar a cruz todos os dias, e honrá-la com a morte do nosso ego. 

Se há prosperidade, que seja a de segui-Lo todos os dias, e ser feliz caminhando para morte de nós mesmos. 

Apenas no Evangelho, que discipulado é... Apenas ir após Ele, apenas tomar a cruz e, apenas, segui-lo.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato