DISCIPULADO, QUANTO CUSTA?

16:38Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Seguir a Cristo e, se tornar um discípulo verdadeiro, não é tarefa fácil. Mudanças radicais têm que acontecer na vida do discípulo. Seguir a Cristo, apesar de ser um chamado feito com base na graça de Deus, tem um valor, um preço, um custo. Quando se descobre que existe um custo no discipulado de Cristo, entende-se que só pessoas que tem disposição podem atender a este chamado e “honrar” todos os custos. 

Em Lucas 14.28-33 Jesus disse: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”. 

Neste texto, vê-se claramente que há um custo a ser pago no discipulado. Há a possibilidade, se não calcular o preço, de não conseguir terminar o discipulado com Cristo. Há o escárnio dos que estão fora do discipulado, só observando, se não terminar o que começou. Nesta passagem bíblica, o grande custo a ser avaliado, é o de renunciar tudo quanto se tem para ser discípulo de Cristo. 

Os custos do discipulado precisam ser reconhecidos e calculados, a falha em fazer isso fará com que os candidatos ao discipulado comecem bem a caminhada, mas não consigam continuar, e acabem por não terminar o processo de discipulado de Cristo. É claro que para ser um cristão nominal, exterior, não custará absolutamente nada. 

O cristão que não entende os custos e não os avalia, entra para o discipulado, mas evita os custos, vai à igreja, ajuda nos trabalhos ministeriais, contribui com os dízimos e ofertas, participa do corpo de Cristo, mas não renuncia a tudo quanto tem, acha que com a simples participação na igreja alcançará o nível de discípulo. 

Entender que para entrar para o discipulado de Cristo existe um custo e, este, precisa ser pago, não deve desanimar o novo discípulo, mas estimulá-lo a entender esses custos na perspectiva do evangelho e pagá-los em todos os seus aspectos. Com o entendimento correto do custo do discipulado, o discípulo pagará com alegria, sabendo que o discipulado proposto pelo evangelho da graça custa um preço, justamente por que foi comprado com o sangue de Jesus, e deve ser honrado com a vida. 

Mas quanto custa? 

Amar mais a Jesus do que a família, amigos, e a própria vida; carregar a cruz até lugar da crucificação, ser crucificado com ele, e não viver mais, pois, agora, Cristo com toda sua vida vive em nós; seguir a Jesus, sabendo que este caminho é de renúncia e abnegação total; ser sal da terra, sabendo que com o seu testemunho, muitas vidas serão temperadas com o sabor do evangelho.

A graça que nos chama a pagar os custos do discipulado, é a mesma que nos ajudará a pagar cada custo de ser um discípulo de Jesus.

Apenas quem paga estes custos, pode ser um verdadeiro discípulo de Jesus.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato