GRAÇA COMO ATRIBUTO DO SER DE DEUS.

16:23Apenas Evangelho


Por Flávio Santos

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”. I Pe 5. 10

Deus tem toda graça em seu ser divino, em sua essência. Deus é pleno, completo de graça e favor. Nós sabemos que a graça é o favor de Deus aos homens, que não merecem de modo algum esta dádiva. Mas existe outro significado deste termo, que é bem claro neste texto, que a graça é a qualidade ou atributo do ser de Deus, isto quer dizer que Deus tem em si toda a graça, que é gracioso em essência e ação.

Quando se fala sobre os atributos de Deus, logo se pensa que se pode atribuir ou acrescentar algo ou alguma coisa a Deus. Mas atributo não é aquilo que atribuímos a Deus, mas sim o que Ele revela como qualidade inerente do seu ser, que neste caso é a graça.

Deus é eterno, e, neste sentido, sua graça também é eterna. 1 Tm 1. 9 “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;”. Paulo escrevendo a Timóteo diz que a graça já existia Nele antes de ser exercida, assim a graça como atributo de Deus é eterna como Ele é eterno. Paulo usa a expressão antes dos tempos, ou seja, na eternidade.

Deus é gracioso em si mesmo, mesmo se não tivesse comunicado sua graça na criação de todas as coisas, e se não tivesse comunicado sua graça aos homens. Ele é graça em si mesmo. Porque a graça não depende de sua comunicação para ser graça, ela é simplesmente graça porque faz parte dos atributos perfeitos de Deus. Sua essência é graça. Por isso a graça é chamada de um dos atributos mais belos de Deus.

Deus é gracioso ao comunicar sua graça aos homens. Ef 2.7 "Para mostrar nos século vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela benignidade para conosco em Cristo Jesus". Apesar de Deus ser satisfeito em si mesmo pela essência graciosa que há Nele, Paulo diz que Deus é gracioso na demostração e comunicação de sua graça aos homens em Jesus Cristo. Aqui fica evidente que Deus comunicou o seu atributo aos homens.

Deus é graça em si mesmo, e nada pode ser atribuído a Ele, que é perfeito em sim mesmo. E em sendo perfeitamente gracioso em si mesmo, todos os seus atos para conosco, são atos cheios de graça e favor. Toda riqueza de sua graça é derramada sobre nossas vidas para nos abençoar, porque Ele é o Deus de toda graça. Este atributo nos dá uma visão verdadeira de quem é Deus e, nos mostra, que Deus não faz nada que não seja fruto de sua infinita graça.

Assim, apenas descanse neste atributo de Deus, que é apenas graça perfeitamente visível aos olhos de quem tem fé para receber todas as bençãos graciosas de Sua, apenas, eterna graça.


Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

  1. São iniciativas assim, que fazem o mundo melhor ...
    E são pessoas como vocês que fazem a diferença na obra de Deus ..
    que ele os abençoe grandemente ...

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato