O TOTALMENTE OUTRO.

09:51Apenas Evangelho

Porque Dele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória eternamente! Amém.
Romanos 11:36














Por Sandro VS

Neste capítulo de sua carta aos romanos Paulo chega a certo limite. Até aqui, sua mente já havia transitado entre a mais evidente e vil morte de uma humanidade pecadora, e a mais abundante vida, concedida por meio de um favor sem medidas. Já havia percorrido todos os caminhos sem volta das obras meritórias, e descansado de toda esta busca vã em uma sombra chamada fé. Já havia travado uma luta comum a todos os descendentes de Adão segundo a sua humanidade e descendentes de Cristo segundo a sua nova natureza, ou seja, a guerra entre as vontades humanas corrompidas e o desejo da alma regenerada. Enfim, já havia se deleitado na inclinação natural do terno Pai, o Seu amor.

Mas, apesar disto tudo, entre outras coisas, o inspirado Paulo chega em um nó. O final do capítulo onze são palavras de quem, mesmo tendo entendido muitas coisas, não negou que havia uma coisa só a saber. 

"O acaso não pode levar a glória disso tudo!", foi o que, nas entrelinhas, pensou. Para Paulo, só uma mente muito profunda e rica de sabedoria e conhecimento poderia arquitetar algo tão sublime, só alguém que sendo totalmente outro, ou seja, que não esteja preso a nada nem a ninguém, mas que tenha tudo e todos os outros como Seus eternos devedores, pode decidir tudo isto com tanta idoneidade, amor e perfeição.

Por isso ele encerra este capítulo assim.

Se Dele são todas as coisas, logo faz com elas o que decidir. Nós achamos que o que move a vontade de Deus, à nossa semelhança, são emoções. Achamos que se Deus firmou um propósito, este propósito está sujeito a mudanças como nossos planos falíveis o são. Nossas presunções procuram limitar a vontade de Deus, como se pudéssemos restringir Sua vontade às nossas visões! Como se nós enxergássemos além do que Ele vê! Deus não é movido por nada, a verdade é oposta, tudo é movido por Ele e por tudo o que Ele é.

Se por meio Dele são todas as coisas, logo Ele as governa da maneira que quiser. Deus não só opera a Sua vontade sobre o que é Seu, mas trabalha esta vontade sem impedimentos fazendo, assim, com que aquilo que é Seu, trilhe caminhos preparados por Ele, para chegar ao fim que Ele mesmo preparou. O que comprova isto é que mesmo sem entender, a priori, Sua ação, acabamos por concordar sempre que ela é ou foi a melhor decisão. Como se no final disséssemos “investiguei e não entendi, mas o Senhor tinha razão”.

Se para Ele são todas as coisas, logo tudo fica em ordem quando retorna como louvor a Ele.   A melhor reposta que temos para o porquê das coisas serem como são é que tudo é para a glória de Deus, ou seja, quando entendemos que Deus sempre cumpre Sua vontade, trabalha esta vontade a Sua maneira e o resultado final é a perfeição, o que nos resta dizer é Glória a Deus!Todos os caminhos da vontade de Deus serão percorridos por nós para o Seu agrado e o agradável é que a glória seja Dele, não por vaidade divina, mas porque quando a glória é dada a Ele tudo está em perfeita ordem e isto sim O agrada.

Vivemos dias em que aqueles que deviam admitir e proclamar esta Soberania vivem temerosos em admiti-la. Acham que acentuar este atributo, ou seja, assumir que Deus é de fato Soberano coloca em risco a responsabilidade humana. A responsabilidade humana só existe na Soberania divina, e não só isto, é resultado dela.

Alguns, quando tudo foge do seu controle, usam esta soberania como escape, ou seja, quando lhes faltam respostas dizem "Deus sabe de todas as coisas".

Não creio na Soberania divina porque não tenho resposta pra tudo, mas o faço porque todas as respostas estão Nele!


Este é o Deus revelado pelas Escrituras, sem rival em majestade, ilimitado em poder e imune a tudo quanto lhe é alheio. (A.W. Pink)



Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato