REINO: JÁ E AINDA NÃO.

09:20Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
                                                                                                                    Mateus 5.3 


Na teologia do Novo Testamento há dois aspectos no reino dos céus, o “já” e o “ainda não”. Isto quer dizer que já estamos no reino, experimentando todos os seus aspectos e privilégios. Mas ainda não estamos plenamente no reino, não estamos na plenitude da visão beatífica, quando o veremos face a face e: Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Mateus 25.34 

Já que entramos e ainda não entramos; já que estamos e ainda não estamos; já que somos e ainda não somos, vamos viver o já e, deixar o ainda não, para quando se manifestar plenamente. 

Já que vamos viver o “já”... 

Jesus diz que bem-aventurados são aqueles que possuem e, são possuídos, pelo reino dos céus que é o mesmo reino de Deus. Mateus usa reino dos céus porque o seu evangelho é destinado, em princípio, aos judeus que não pronunciavam o nome de Deus. 

Jesus diz que aqueles que já estão no reino são felizes, pois já estão provando as alegrias de viver ao lado do rei deste reino, experimentando todos seus benefícios. Agora podemos orar pedindo que o reino venha, e a vontade do Pai seja feita assim na terra como no céu. 

Venha o reino da graça, do amor, do perdão, da vida, da cruz, do evangelho... Venha o reino dos céus/Deus. 

Jesus diz que para viver e ter o reino dos céus, temos que ser pobres de espírito. Alguns entendem que esta pobreza está relacionada a não ter nada, ser pobre no sentido de não ter algo material. Diametralmente, a pobreza que Jesus fala neste texto não é pobreza material, mas a pobreza que não confia em si, nos recursos próprios, na força do braço, na sua sabedoria e no seu poder. Isto é evidenciado quando Jesus diz que são os “pobres de, ou, em espírito” que possuem o reino dos céus. 

Isto posto, o reino dos céus já é chegado para aqueles que se arrependem do seu espírito orgulhoso e colocam sua confiança somente em Deus; o reino dos céus já está no coração dos que tem humildade para se arrepender e viver uma vida extremamente bem-aventurada. Jesus nos chama a essa vida de pobreza de espírito para ter a riqueza do reino dos céus 

Que feliz é aquele que não tem espírito orgulhoso, soberbo, mas espírito humildemente pobre. 

Que feliz é aquele que não tem espírito confiante em si, mas espírito humildemente confiante em Deus. 

Que feliz é aquele que não tem espírito poderoso, mas espírito humildemente fraco que se alegra no Deus poderoso. 

Já estamos no reino e, o reino, já está em nosso coração. 

Vivamos então, como cidadãos desse reino.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato