LADO A – LADO B.

10:11Apenas Evangelho

Irmãos, quero que saibais que as coisas que me aconteceram, contribuíram para o avanço do Evangelho.
Filipenses 1:12














por Sandro VS


Quem tem um pouco mais de idade lembra-se dos discos de vinil e das fitas-cassete. As músicas eram gravadas nos dois lados, ou seja, para ouvir todas as faixas era necessário mudar o disco ou a fita de lado no aparelho, de modo que ouvir um lado apenas era privar-se de ouvir uma música melhor que estaria do outro lado. 



Pois bem... 

Paulo, por volta do ano 52 d.C., chega à cidade de Filipos e o faz impelido por uma visão de um homem Macedônio que suplicava por ajuda (Atos 16:9). É a primeira vez que o Evangelho chega a um território ocidental, ou para nós hoje, europeu. 

Como na maioria das vezes, Paulo não encontra um ambiente amistoso para proclamar o Evangelho, ao contrário, a hostilidade dos filipenses resulta em açoites e prisão. Mas Paulo desfrutava de uma liberdade tão fora do comum que, mesmo preso e acorrentado a um tronco, orava e cantava louvores a Deus. Em meio a esta situação, miraculosamente, as portas se abrem e ele junto com seu companheiro Silas são soltos desta prisão. 

Foi assim que os cristãos filipenses conheceram o Evangelho e seu tão estimado apóstolo, ou seja, por meio de correntes, troncos, açoites e prisões. 

Passam-se aproximadamente nove anos e os cristãos filipenses recebem notícias não muito confortantes do seu amado apóstolo. Está novamente preso, provavelmente em Roma, por pregar o Evangelho. O cuidado destes cristãos filipenses com Paulo os incentiva a mandar alguém, com alguns suprimentos, para assistir o apóstolo e também trazer notícias sobre o porquê de sua nova prisão. 

“Novamente?”, poderiam estar pensando. 

Por isso Paulo, ao escrever esta carta para agradecer aos filipenses, após orar por eles, faz questão de explicar o motivo de sua prisão. 

"É para contribuir com o avanço do Evangelho!" 

Como? Se toda vez que o apóstolo prega o Evangelho o resultado são prisões, como isto pode ser? 

Simples, pelo menos para Paulo. 

Ao dizer que suas cadeias ao invés de desmotivá-lo ou decepcioná-lo estão contribuindo para o avanço do Evangelho ele usa uma palavra muito expressiva, que traduzida literalmente, significa remover antes. Esta palavra era utilizada para designar o trabalho de uma tropa romana especial que ia à frente e removia todos os obstáculos que impediriam a marcha de uma legião de soldados romanos, isto é, limpavam o caminho, por tanto o que o apóstolo está dizendo literalmente é que suas cadeias têm servido para remover os impedimentos e limpar o caminho para o Evangelho e isto se vê aplicado no restante do texto. 

Paulo vivia agora sob constante vigilância da guarda de elite do imperador descrita aqui como guarda pretoriana ou a guarda do palácio. Esta guarda era um exército formado por dez a dezesseis mil soldados minuciosamente escolhidos e o que diferenciava esta tropa das outras não era apenas o uniforme ou o salário três vezes maior que o de um soldado normal, mas sim o fato de serem cultos e exercerem grande influência no império. Esta tropa, que conhecia e vigiava, dia e noite, as algemas de Paulo, estava agora conhecendo suas “algemas em Cristo” como algumas traduções escrevem, ou seja, percebiam que sua prisão tinha intrínseca relação com Cristo. 

De que outra maneira Paulo e o Evangelho por ele pregado teriam acesso a estes homens e as demais pessoas do palácio? 

Desta forma, a sua prisão contribui e muito para o avanço do Evangelho, e mesmo que pareça não contribuir com o evangelista ele concebe que a causa do Evangelho é mais importante que sua liberdade. 

Assim o que Paulo faz aqui é animar os filipenses mostrando o outro lado da história, pois sem ouvirem este “lado b” ficariam presos as lutas e dificuldades que o “lado a”  da história insiste em repetir. 

Tudo, no vinil ou no k-7 do EVANGELHO, tem um LADO B.

Este lado não é diferente do outro, mas é mesma história vista com fé no Cristo do Evangelho, vista com amor pela causa do Evangelho, vista com alegria por poder contribuir com o Evangelho. 

Enfim, vista com uma esperança de que se o Evangelho triunfar também triunfaremos. 

Só assim podemos repetir o que o próprio Paulo diz: 

“Sabemos que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito”

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato