ORAÇÃO E EVANGELHO.

08:58Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós.
Colossenses 1.3



Paulo escreve em sua carta que sempre ora pelos colossenses com gratidão a Deus pelo que a essência do Evangelho de Jesus Cristo realizou no coração daqueles irmãos. Paulo tem pelo menos seis razões para agradecer a Deus o que o evangelho produziu em verdade neles pelo conhecimento da graça de Deus: Fé em Jesus Cristo; amor ao próximo; esperança da vida no céu; conhecimento da graça de Deus; coração aberto a ser ensinado; amor no Espírito. 



Paulo também ora para que os colossenses tenham uma vida digna diante de Deus. É uma petição por coisas essenciais para a vida cristã. Paulo pediu nesta oração que os colossenses fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus. 


Um dos grandes conflitos do cristão é saber a vontade de Deus para a sua vida. Sempre quando temos que tomar alguma decisão, seja na área financeira, sentimental, espiritual ou em qualquer outra área da vida, nós fazemos o seguinte questionamento: será que esta decisão é da vontade de Deus? 

Paulo diz que é preciso orar sem cessar para que se conheça a vontade de Deus para as nossas vidas. Ele pede a Deus que dê toda sabedoria aos colossenses para que conheçam a vontade Deus. Aqui é preciso dizer que Paulo escreveu as suas cartas na língua grega, e esta língua muitas vezes quer dizer muito mais do que a tradução para o português pode ensinar, porque o uso da linguagem pelos gregos tinha muitas aplicações e verdades. 

Para os gregos sabedoria é “sofia”, que quer dizer conhecimento dos primeiros princípios, dos alicerces que fundamentam, no caso deles a filosofia e, no nosso, a fé cristã, o evangelho. Então, quando Paulo pede sabedoria a Deus para os colossenses, roga que Deus dê sabedoria aos irmãos que estavam naquela igreja dos princípios da Palavra de Deus, dos fundamentos do evangelho. 

Outra coisa que Paulo pede em sua oração é que Deus dê aos colossenses inteligência espiritual. Queria dizer com isso, que é preciso ter inteligência espiritual para aplicar à vida a vontade de Deus discernida por meio da oração, e da sabedoria da Palavra de Deus. 

Às vezes algumas pessoas acham que a vida cristã é só feita de oração, e outras que acham que a vida cristã é só feita de meditação e conhecimento da Palavra. Aí as pessoas querem saber a vontade de Deus para suas vidas, e vão à reunião de oração, vão ao monte, vão ao culto de oração, vão até ao profeta de oração, mas não abrem a bíblia para ler se quer um texto. Enchem o coração de fogo, mas a mente está vazia de sabedoria da Palavra de Deus. Enchem o coração de unção, mas a mente está vazia de discernimento do evangelho. Enchem o coração de poder, mas não conhecem nada da Escritura. 

Por outro lado algumas pessoas leem a palavra, meditam de dia e de noite, devoram a palavra, mas não oram. Enchem a mente de conhecimento, mas o coração está vazio de fogo, enchem a mente de doutrinas bíblicas, mas o coração está sem unção, sem a vida de Deus. 

Mas o que Paulo ensina aqui é que a nossa mente tem que estar cheia do evangelho, e o nosso coração cheio do fogo da presença de Deus, a nossa mente tem que estar impregnada da Palavra da verdade e o nosso coração impregnado do poder da unção de Deus. 

Na canoa da vida em uma mão está o remo da oração e, na outra, o remo da meditação na Palavra do Evangelho. 

Ore e leia o Evangelho! 



Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato