PODE CRER!

13:55Apenas Evangelho

Esta palavra é digna de crédito: se já morremos com Ele, também com Ele viveremos; se perseverarmos, com Ele também reinaremos; se o negarmos, Ele também nos negará; se somos infiéis, Ele permanece fiel; pois não pode negar a Si mesmo.
II Timóteo 2:11-13






por Sandro VS


Paulo não era um homem iludido e por isso nunca, como líder, iludiu a mente dos que se espelhavam nele, sendo assim escreve algumas recomendações especiais a Timóteo. 



Nesta carta, um pouco à frente, ele mostra coragem quando supõe seu martírio (ler a postagem LEVANTANDO ACAMPAMENTO neste blog) e reconhece que devia deixar algo mais significativo a seu amado filho na fé, Timóteo. Então, após deixar alguns exemplos de pessoas que foram fiéis e de outros que foram infiéis no ministério, ele aconselha a Timóteo que se baseasse apenas na GRAÇA de Cristo e que, a partir disto, trouxesse à sua mente tudo o que Paulo havia já o ensinado e que ele, por si mesmo, tinha reconhecido como verdadeiro nas palavras e na conduta de outras pessoas que experimentaram o que Paulo ensinava. Com isto, Paulo queria mostrar que o Evangelho funciona como uma espécie de semente, ou seja, o conteúdo do Evangelho, que é a GRAÇA, é a semente que depois de germinada faz com que aquele que a recebeu se torne um semeador. 



Com a perseguição à igreja declarada, a esperança do apóstolo para o futuro da igreja era esta disseminação simples e informal. 



Para que isto acontecesse o apóstolo sabia que Timóteo não podia fechar os olhos para a prisão em que ele, Paulo, se encontrava. Assim, convida Timóteo a participar de tudo e não se omitir de nada. Ele usa algumas figuras que gostava muito para exemplificar isso, o soldado romano é uma delas, pois o apóstolo vivia sob constante vigilância destes homens. 

Ele fala que um soldado não negocia sua concentração, ou seja, uma vez que uma pessoa se alistou na milícia não pode continuar se envolvendo nos negócios comuns e cotidianos da vida. Segundo William Barclay o código romano de Teodósio dizia: 

"Proibimos aos homens arrolados no serviço militar comprometer-se com ocupações civis”. 

Ou seja, assim como um soldado é um soldado e nada mais, um cristão deve concentrar-se em seu cristianismo. 

Também usa outra figura muito comum no mundo grego, o atleta. A versão Almeida revista e corrigida traduz este versículo assim: 

“E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente”. (2Tm 2:5) 

O termo grego por “lutar legitimamente” é interessante e difícil de traduzir, sua aplicação destinava-se a diferenciar um atleta profissional de um atleta amador, ou seja, o profissional era aquele que concentrava tudo em seu esporte, que o tinha como o objetivo de vida e não como algo que só praticava nos momentos livres, como poderia ser para um amador, assim dedicava-se totalmente para alcançar a perfeição no seu esporte. 

Para Paulo ser cristão é estar disposto a aperfeiçoar seu cristianismo. 

Também usa a figura do lavrador, ainda salientando o esforço, mas agora falando também da recompensa. 

Ou seja, não se trata do lavrador ocioso, mas sim do que passa o dia trabalhando. Para Paulo é exatamente este quem deve ser o primeiro a receber sua parte dos frutos da colheita, ou seja, é o seu trabalho que lhe dá o direito de colher e desfrutar-se. 

Paulo fala que tudo isso está sendo supervisionado, ou seja, todo esse processo que um cristão tem que aplicar à sua vida está sob supervisão do próprio dono da Igreja, Jesus Cristo. Esta supervisão está garantida pelo simples fato de que Jesus não permanece morto, mas que Ele ressuscitou e vive. 

Então Paulo, para encerrar o assunto, cita um trecho de um provável hino, pois nos dias da perseguição à Igreja expressou sua fé, assim como hoje, por meio do seu canto. 

Só aquele que morre na cruz com Cristo é que desfruta de sua ressurreição, diz o louvor, assim aquele que suporta todo o sofrimento é salvo. 

A última parte revela onde tudo isso que Paulo propôs até aqui está ancorado, na FIDELIDADE de Deus, ou seja, aqueles que negligenciarem tudo isso e negarem, como fizeram alguns citados por ele no capítulo um, estarão negando o próprio Cristo e assim serão também esquecidos por Ele. Mas aqueles que perseverarem e procurarem moldar suas vidas neste projeto, mesmo que falhem em algumas tentativas, não serão esquecidos, e isto não como recompensa pelos seus esforços, mas porque Aquele que prometeu é fiel até o fim. 

Assim, Cristo não testemunhará na eternidade por alguém que negou deliberadamente viver o Evangelho, mas será fiel a qualquer um que, não importa quanto tenha falhado, buscou ser-lhe fiel. 

Assim como só existe um Deus, um Salvador e um Evangelho não existe nem pode existir um cristão só em momentos livres. 

Deus é fiel e sempre será, pois do contrário, deixaria de ser quem é. 

Portanto será sempre Deus para aquele que, mesmo falhando, busca intensamente ser fiel a Ele. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato