Mensagem

SIM, SIM; NÃO, NÃO.

22:39Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Mateus 5.33-37

Você deve conhecer as expressões: juro por Deus, juro pela minha mãe, ou juro por minha vida. Estes juramentos acontecem quando alguém quer garantir a sua palavra, porque acha que o juramento fará as pessoas acreditarem nele. 

O Ensino dos fariseus dizia que os juramentos e votos no nome de Deus deveriam ser levados a sério, pois eram verdadeiros. 

Jesus ensina nesta passagem que ao discípulo o juramento é proibido, pois o seu caráter em Cristo é que garante a sua palavra. O discípulo não pode jurar de maneira alguma. Na lei o discípulo poderia jurar, mas não falsamente. Já, em Jesus Cristo, o juramento é proibido pelas seguintes razões:

O discípulo não pode jurar pelo céu, porque, assim, estará jurando por Deus. E não podemos tomar o nome do Senhor em vão. Ex 20.7
O discípulo não pode jurar pela terra, porque ela é do Senhor.O discípulo não pode jurar por Jerusalém, pois é de Cristo.
O discípulo não pode jurar por si mesmo, porque não tem controle sobre a própria vida, é Deus quem a controla.

Jesus está ensinando que se uma pessoa jurar por qualquer coisa, estará jurando por Deus, pois é o dono de tudo. Por isso, o discípulo não jura por nada, para não tomar o nome de Deus em vão. Normalmente quem precisa de juramentos, não tem credibilidade para garantir sua palavra.

Quando o discípulo “der a sua palavra” sobre qualquer coisa ou situação, não deve jurar por nada para garantir a sua palavra. Se tiver que dizer sim, diga sim, e se tiver que dizer não, diga não. Não fique com medo de dizer sim ou não, deixe que seu caráter garanta a sua palavra de honra.

Os discípulos devem ser pessoas de uma palavra só. Sim é sim, e não é não. Qualquer outra coisa vem do diabo. Esta expressão significa que a pessoa tem características malignas. Não existem meias palavras, meia verdade, mentira branca, se jurar com intenções erradas é mentiroso e o diabo é pai da mentira. Jo 8.44

Assim, garanta a sua palavra com sim quando for sim, e não quando for não. A sua palavra de honra é a honra do seu caráter, e o seu caráter com honra é a honra da sua palavra. 

Apenas no Evangelho que sim é sim e não é não.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato