DUAS MANEIRAS DE DIZER A MESMA COISA.

10:07Apenas Evangelho

Leiam João 11:1-46















por Sandro VS

Esta narrativa do Evangelho de João é muito conhecida, mas, existe um detalhe nela que muitos não percebem. 


Quando Jesus chega à aldeia dos três irmãos, estando Lazaro já morto, a primeira das irmãs a ir ao seu encontro é Marta. Jesus encontra uma mulher irrequieta que o censura logo, querendo explicações: 

“Senhor, se estiveras aqui meu irmão não teria morrido”. 

Ela estava decepcionada com a falta de consideração de Jesus, pois tinha certeza que a notícia do estado crítico de saúde do seu irmão tinha chegado a tempo, portanto este “atraso” de Jesus não tinha justificativa. Esta mulher não sabia esperar, por isto exigia explicações do porque Jesus não respondeu a altura a sua prontidão em chamá-lo. Esta atitude de Marta serve de gancho para que Jesus proferisse uma declaração poderosa e consoladora acerca da morte e ressurreição, mas ela não se sente satisfeita e se atreve a propor um debate teológico com Jesus defendendo sua tese cheia de pretextos e, em um tom de reprovação, diz: “Eu sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”. Note-se também a falta de fé desta mulher, pois apesar de declarar solenemente que sabia que Jesus seria atendido pelo Pai em tudo quanto pedisse, discorda de Jesus quando Ele manda que se tire a pedra, pois, segundo ela, o corpo do seu irmão já cheirava mal e, portanto, já não se tinha muito que fazer. 

A outra irmã, Maria, esperou Jesus convocá-la e quando chegou trouxe nos lábios a mesma expressão usada por sua irmã Marta: 

“Senhor, se estiveras aqui meu irmão não teria morrido”. 

Mas com uma atitude totalmente diferente de sua irmã, pois enquanto Marta chegou lançando suas palavras contra Jesus, Maria lançou-se primeiro aos pés do Cristo para depois repetir as mesmas palavras, e fez isto em um tom de confissão. A reposta que Maria recebe também é totalmente diferente, pois a ela Jesus não diz nada, mas apenas se comove e chora ao ver em como a morte traz sofrimento a humanidade.

Enquanto Marta se importava mais em determinar a Jesus o que lhe era mais conveniente, Maria apenas se estriba na graça de Jesus, enquanto entre Jesus e Marta foi travado um debate teológico que resultou em um magnífico ensinamento sobra a morte e ressurreição, entre Maria e Jesus foi suscitado um poder gracioso que resultou na ressurreição de Lázaro. 

APENAS no EVANGELHO é que o sinal não gera a crença, mas é a fé que gera o sinal, assim, a fé verdadeira não se baseia em nenhuma determinação arrogante por parte do homem ou de qualquer fenômeno visível que seja, pois a fé baseia-se unicamente na palavra de Deus, por isso, não precisa de qualquer outra evidência, a não ser aquilo que Deus, em Cristo, diz. 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato