O ZELO PROTEGE, MAS SÓ O AMOR PRESERVA.

11:12Apenas Evangelho

Escreve ao anjo da igreja em Éfeso. Assim diz aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candelabros de ouro: conheço tuas obras, teu trabalho e tua perseverança. Sei que não suportas os maus e que puseste à prova os que se dizem apóstolos, mas não são, e descobriste que são mentirosos. Tens perseverado e sofreste por causa do meu nome e não te desanimaste. Tenho contra ti, porém, o fato de que deixaste o primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticavas no princípio. Se não te arrependeres, logo virei contra ti e tirarei o teu candelabro do teu lugar.
Apocalipse 2:1-5

por Sandro VS


O livro do Apocalipse ou da Revelação é um livro no mínimo diferente, por isso, não quero me ater aqui a interpretar os “enigmas” deixados por Cristo a João, mas desejo apenas limitar-me à esta resumida carta à igreja de Éfeso. 

Jesus se apresenta à esta igreja como o Cristo ressurreto, ou seja, aquele que tanto possui as sete igrejas da Ásia sob seu controle, simbolizando-as como sete estrelas na palma de sua mão, quanto caminha entre elas, simbolizando-as aos sete candelabros. 

Por possuir este controle e caminhar entre estas igrejas, o Cristo vivo conhece tudo quanto acontece a elas, e, também, tudo o que acontece por meio delas, assim, inicia o conteúdo desta breve carta afirmando que conhece os feitos desta igreja. 

Sabe o quanto ela tem sido zelosa, o quanto tem se esforçado para atestar se de fato aqueles que se dizem vindos da parte de Deus são realmente do Evangelho. É do conhecimento comum que neste período crescia o número dos que queriam ter preeminência na igreja, assim, “apóstolos” enviados por Deus surgiam aos montes, mas na maioria das vezes apenas para juntar seguidores para si e não para o CRISTO VIVO anunciado pelo Evangelho. 

Por isso, o que o Cristo vivo tem contra esta zelosa igreja é exatamente o que acontece quando este zelo se torna exacerbado, ou seja, a falta da prática do amor com que fomos conquistados no Evangelho. Portanto, quando na vida da igreja, o zelo é praticado como processo seletivo, inevitavelmente corre-se o risco desta igreja amar apenas os iguais. 

O conselho do Cristo vivo do Evangelho é que, quando isto acontece, devemos fazer o exercício da retrospecção para lembrarmos tanto de onde viemos, quanto de onde caímos, isto é, lembrarmos-nos do amor com que fomos conquistados e desejarmos ardentemente vivê-lo novamente dia a dia, e isto só é possível pelo processo do arrependimento, significando dizer que o arrependimento é fruto da consciência do amor de Cristo pela igreja. 

O nosso zelo pelo Evangelho pode até nos proteger das investidas dos atuais “apóstolos” que tentam pervertê-lo, mas, somente a decisão de viver o amor de Cristo, que preserva os seus no Evangelho, nos distinguirá deles. 

APENAS no EVANGELHO é que podemos praticar o zelo com amor. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato