ABA, PAI.

09:38Apenas Evangelho


por Flávio Santos



Jesus, em suas orações, chamava a Deus de Pai, e o único relato evangélico em que Ele o chama de “Aba, Pai” é o do getsêmani, na ocasião em que pede ao Pai que afastasse Dele o cálice da ira divina. Mesmo a expressão sendo usada apenas nessa oração, acredita-se que Jesus usou “Aba, Pai” em todas as suas orações a Deus. 

Aba, Pai, é muito mais do que paizinho, papai. Esta expressão segundo J. Jeremias* faz parte da ipsissima vox de Jesus, que é a característica da dicção de Jesus que não encontra analogia na literatura da época. Neste sentido, em nenhum texto do Antigo Testamento ou na literatura judaica, alguém se dirigiu a Deus como “Aba, Pai”. 

Aba, em sua origem é uma forma de balbucio de uma criança recém-desmamada e, também, uma forma dos filhos adultos chamarem o pai. Assim, para os homens da época de Jesus pareceria falta de respeito se dirigir a Deus como “Aba, Pai”. 

Mas, como Jesus veio revelar ao mundo o Pai, inaugurou este novo tipo de interpelação a Deus, balbuciando com dependência, confiança, obediência e respeito, como uma criança a seu Pai que estava nos céus. 

Na oração modelo, Jesus nos ensina a orar ao Pai nosso que está nos céus. (Mt 6.9)

Paulo diz que não recebemos o espírito de escravidão, para estarmos em temor, mas Deus enviou o Espírito de Seu Filho aos nossos corações e, agora, como filhos de Deus, pelo Espírito de adoção clamamos: Aba, Pai. (Rm 8.15; Gl 4.6) 

Portanto, como filhos de Deus, seguindo a voz do Filho de Deus, balbuciemos a Deus o que está em nosso coração, em oração sincera, dependente e confiante, sabendo que o Aba nos ouve e nos responde como um pai ao seu filho. 

Apenas no Evangelho, que o Eterno e Soberano é o nosso Aba, Pai.

* J. Jeremias, Teologia do Novo Testamento (São Paulo, Hagnos, 2008) p. 69

Talvez possa Querer Ler Também

3 comentários

  1. Veja Salmo 89:26 - Davi foi o único homem que chamou Deus de Pai, por isso o próprio Deus disse: Achei Davi, meu servo; com meu santo óleo o ungi (Salmo 89:20).
    Deus já se revelava a muito tempo com Pai, e não foi somente no novo testamento que alguém o chamou assim, pois David entendeu o muitos até hoje não entederam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Muito boa a sua observação. Mas o texto: Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação. Salmos 89:26, Não é uma interpelação direta de Davi a Deus O chamando de Pai. Uma leitura rápida do texto, mostra que é o Senhor quem está dizendo que Davi, em algum momento de sua história O chamaria de Pai. Mas não há, pelo menos até onde sei, algum texto que mostre isso. Se você encontrar comente aqui.

      Abração,

      Flávio Santos

      Excluir
  2. DISSE JESUS : SE CRERES VERÁS A GLÓRIA DE DEUS [João 11.40]
    EU SOU A LUZ DO MUNDO [João 8.12]

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato