AMANSADO PELO AMOR.

10:30Apenas Evangelho


Numa destas vezes, fui para Damasco, munido de autoridade dos principais sacerdotes e comissionado por eles. Ao meio-dia, รณ rei, vi no caminho uma luz do cรฉu, que brilhava mais que o sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. E, caindo todos nรณs por terra, ouvi uma voz que me dizia na lรญngua dos hebreus: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te รฉ recalcitrar contra os aguilhรตes.
Atos 26:12-14

por Sandro VS

Nรฃo existe outra personagem no Novo Testamento que tenha sofrido uma mudanรงa tรฃo radical quanto o apรณstolo Paulo. 

Quando ainda usava seu nome hebreu Saulo, a imagem descrita acerca dele no livro de Atos รฉ semelhante ร  de uma fera selvagem. Quando Lucas relata a ira que ele sentia contra os cristรฃos no versรญculo um do capitulo nove, "Saulo, porรฉm, ainda respirando ameaรงas e morte contra os discรญpulos do Senhor...", usa para "respirando" a mesma palavra usada para um animal que salta sobre a sua presa a fim de devorรก-la, ou tambรฉm usada para descrever um tipo de resfรดlego animal, como um cรฃo que rosna. 

Confirmando esta brutalidade inerente ao ainda perseguidor da igreja Saulo, vemos no texto acima, o agora perseguido Paulo, testemunhando perante o rei Agripa como esta selvageria foi domesticada. Nas palavras do prรณprio Jesus que o encontrou no caminho para Damasco, o apรณstolo รฉ comparado a um boi ainda nรฃo domado, quando o Cristo literalmente diz: "Dura coisa te รฉ dar coices contra os aguilhรตes". Quando se prendia um boi jovem a um arado ou a um carro este se rebelava e tentava sair da canga. Se estivesse preso a um arado, o lavrador levava em sua mรฃo um longo cajado com uma ponta aguรงada chamado de aguilhรฃo, de modo que cada vez que o boi chutasse, ele o feria no lombo com aquela ponta. Se fosse preso a um carro, entre este carro e o animal, era colocada uma barra com pontas de madeira de modo que se o animal coiceasse sรณ machucava a si mesmo. 

Segundo Paulo, o prรณprio Jesus revelou como o domou. 

Foi o aguilhรฃo do Evangelho, o ponteiro da graรงa, que quebrou a resistรชncia do feroz Saulo, transformando-o em manso Paulo. Tudo feito no amor da cruz que cabe e veste bem um coraรงรฃo arrependido que outrora era rebelde e selvagem. 

APENAS o EVANGELHO amansa um selvagem e furioso pecador atรฉ transformรก-lo em um sereno e humilde discรญpulo de Cristo. 

Soli Deo Glรณria!

Talvez possa Querer Ler Tambรฉm

0 comentรกrios

Postagens Populares

Formulรกrio de contato