"POR QUE NÃO TE CALAS?"

09:30Apenas Evangelho

Porque há muitos insubordinados, meros faladores e enganadores, principalmente os da circuncisão. É preciso fazê-los calar, pois, motivados pela ganância, transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém.
Tito 1:10-11









por Sandro VS

Esta foi uma frase dita pelo rei Juan Carlos, da Espanha, ao presidente venezuelano Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana, realizada na cidade de Santiago do Chile, no final de 2007. O motivo da "exaltação" do rei espanhol foram as constantes interrupções do presidente Hugo Chávez na resposta do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero em defesa do ex-primeiro-ministro José María Aznar.* 

Pois bem. 

Paulo, muito objetivamente, começa falando a Tito o motivo de tê-lo deixado em Creta, ou seja, colocar em ordem as pendências. Uma das medidas desta organização eclesiástica era nomear presbíteros para liderar a Igreja do Senhor espalhada pelas cidades. 

As recomendações paulinas para a escolha destes anciãos é a razão deste texto ser lido até hoje em algumas denominações, principalmente as legalistas, mas o que se omite do texto é tão importante quanto esta distinta lista de qualificações. 

Isto por que Paulo, no restante do texto, nos dá a razão de suas exigências, isto é, havia entre estes cristãos, homens que queriam exercer preeminência, e, segundo o apóstolo, na sua maioria, judaizantes. Os judaizantes eram aqueles que queriam acrescentar à graça da cruz observâncias que a própria cruz havia anulado. Aproveitavam-se também das longas genealogias e das alegorias elaboradas pelos rabinos, assim, ensinavam que a graça não era suficiente, mas que para serem realmente salvos teriam que observar as normas e os regulamentos meticulosos de seus mandamentos humanos, como por exemplo, a que diz respeito as comidas.

A palavra que Paulo usa para identificá-los no versículo dez, "faladores", no texto grego significa literalmente "alguém que fala coisas vazias e sem sentido" e era atribuído à adoração pagã, portanto, sua aplicação aqui é a um tipo de adoração que não produz o bem na vida. 

Para o apóstolo existia uma só maneira de vencê-los: 

Cale-os! 

A tradução literal para esta expressão é "tape-lhes a boca", mas ao longo do tempo assumiu o uso comum para definir uma situação onde alguém precisava ser silenciado pela razão. Assim, para Paulo, o único meio de refutar e fazer calar os falsos ensinos das falsas doutrinas era apresentar o Evangelho verdadeiro com propriedade e simplicidade. 

Esta carta poderia ser endereçada a qualquer um de nós hoje, isto é, me refiro a aqueles que combatem tais faladores que adoram sem sentido, mas por mais que a ordem estabelecida seja para que calemos tais faladores, o conselho fixado, é que somente com o Evangelho no coração e nos lábios teremos êxito em tapar-lhes a boca. 

De maneira que a Igreja de hoje não precisa de defensores com suas insurreições em causa própria para subverter o cenário evangélico caótico em que nos encontramos, mas a pregação simples do Evangelho é suficientemente poderosa para, como um murro certeiro, entupir a boca destes faladores, até calá-los. 

Quem prega APENAS o EVANGELHO pode calar definitivamente os opositores de Deus sem usar a violência. 

Soli Deo Glória!


*Extraído da wikipédia.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato