Estudo

A IMUTABILIDADE DE DEUS.

11:17Apenas Evangelho

por Flávio Santos.


Deus é imutável! Essa afirmação descansa o nosso coração, pois Deus é imutável em Sua essência, caráter/atributos e em propósitos e promessas. Deus não muda.

1. DEUS É IMUTÁVEL EM SUA ESSÊNCIA.



O Ser de Deus não se altera, não passa por mudanças. Deus é  o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Deus é o mesmo desde a eternidade. Sua essência permanece intacta. Deus é perfeito e não precisa de mudanças para melhorar em nenhum aspecto.

a) Evidências Bíblicas: Êxodo 3.14; Malaquias 3.6; Tiago 1.17

b) Deus é imutável em seus atributos/caráter.

Os atributos são a qualidade do Seu ser, sendo assim, como sua essência, não mudam. Isto quer dizer que Deus permanece o mesmo em suas atitudes para como os seus servos.

Jeremias 31.3 diz: com amor eterno te amei e João 13.1 diz: como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. Esses textos nos mostram que o amor de Deus em relação ao ser humano não muda, começou na eternidade, permaneceu até a Cruz, e permanecerá até o fim de todas as coisas, até o dia em que os santos estiverem com Ele na glória.

Deus é bom e sua misericórdia que não nos deixa ser consumidos, dura para sempre – não muda. Sl 106.1

Não somente o amor e a misericórdia não mudam, mas também todos os outros atributos, graça, bondade, fidelidade, paciência, etc.

2. DEUS É IMUTÁVEL EM SEUS PROPÓSITOS E PROMESSAS.

“Se Deus determinou e disse algo, isso certamente se cumprirá”. Essa frase não é chavão de escritor ou pregador, é uma verdade acerca dos propósitos e promessas de Deus. De fato, ele não falha em nada, pois não muda.

a) Propósitos.

Não há ninguém semelhante a Deus, pois seus propósitos são todos executados. Não há deuses, anjos ou homens que tenham propósitos que não sofram alteração como o Senhor. Enquanto os seres humanos estão no processo de mudanças em si e em seus propósitos, Deus permanece o mesmo no cumprimento de seus propósitos. Isto é o que difere o Criador da criatura, enquanto o homem muda, Deus permanece imutável. Is 46.9-11. Hb 6.17-18

O Sl 33.11 diz: O conselho do SENHOR permanece para sempre. A NVI diz: Mas os planos do Senhor permanecem para sempre. Este texto afirma claramente que Deus é imutável em seus propósitos, pois seus planos permanecem para sempre.

b) Promessas.

Algumas pessoas ficam temerosas em relação ao não cumprimento das promessas que Deus fez. Porém, Deus é fiel às suas promessas.

Além de ser imutável em seus propósitos, Deus é imutável em suas promessas. Uma vez que tenha prometido algo, certamente cumprirá tudo. Não pode ser infiel à sua promessa. Nm 23.19

Essa verdade gera confiança que Ele é Fiel para cumprir tudo que prometeu. 

3. OBJEÇÕES E ESCLARECIMENTOS A AFIRMAÇÃO DE QUE DEUS É IMUTÁVEL.

A objeção à verdade de que Deus é imutável, vêm por meio de alguns textos da escritura que merecem, neste estudo, à luz da Palavra, alguns esclarecimentos.

a) O arrependimento do Deus imutável.

Em Gn 6.6 diz, que o Senhor se arrependeu de ter criado o homem. Aparentemente essa afirmação contradiz a imutabilidade de Deus, mas em outro texto somos informados, que Deus não se arrepende. Nm 23.19

Qual é explicação para esta aparentemente contradição? Deus para ser conhecido, demonstra sentimentos que podem ser entendidos pela limitação do homem. O termo arrependeu-se, quer dizer Deus mudou sua ação para com aquele povo em resposta a sua pecaminosidade. É para mostrar que houve uma mudança em sua ação para com os homens. Não que o ser de Deus sofreu alguma mudança, pois Ele é imutável. Essa explicação serve para outros textos. 1 Sm 15.10; Jn 3.10

b) A oração e o Deus imutável.

Algumas pessoas acreditam que a oração pode mudar o Ser e os propósitos de Deus. O que muda em Deus na oração é a Sua ação para com os homens e a situação que eles estão enfrentando. 

Is 38.1-5. Esse texto não ensina que a oração de Ezequias mudou o Senhor. O Senhor não mudou em Sua essência, caráter e propósito porque Ezequias não morreu. O que houve aqui, foi uma mudança na atitude de Ezequias provocada pelas palavras de Isaías. O Senhor queria, com essas palavras, que Ezequias O buscasse e, assim, a situação mudaria. Se as coisas permanecem como estavam o rei morreria, porém a situação mudou e o Senhor lhe deu mais quinze anos de vida. Neste caso a oração não mudou o Ser de Deus, mas a sua ação em relação à situação.

A imutabilidade de Deus é um incentivo a oração, pois a oração é feita a um Deus que ao mesmo tempo não muda em si e em seus propósitos, mas muda suas ações para com os que oram. 1 Jo 5.15

CONCLUSÃO:

Este atributo leva-nos a não confiar em nós mesmos e nos homens, pois estamos em constantes mudanças. Mas, por outro lado, confiar e descansar em um Deus que é fiel porque é imutável.

Talvez possa Querer Ler Também

9 comentários

  1. Me perdoem, mas então a lei Memorial (os 10 mandamentos), estão em vigor...até porque Jesus os resumiu em 2....e quem ama a Deus cumpre do 1º ao 4º e quem ama ao próximo cumpre do 5º ao 10º. Resumir não é alterar, certo? Se alguém for fazer uma prova na faculdade e resumir o conteúdo da matéria apresentada em classe durante o bimestre, esse aluno não irá mudar ou ler outra matéria, apenas resumirá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está escrito em Lucas 16: 16 - " A lei e os profetas vigoraram até João".. ou seja, a lei não mais pode ser aceita, pois o homem não pode mas ser jugado por cumprir a lei, ou seja, pessoas tentam cumprir toda a lei e acham q isso os levará ao céus, mas estão errados, seremos jugados pelas nossas ações, pq, a lei não serve mais, e por isso ele descartou algumas q não faria efeito algum, pq trabalhar ou não no sábado irá mudar o meu jugamento? e sim destacou as coisas mais importante, como amar ao teu próximo.. por isso até o dia da morte de Cristo,já que ele morreu para que a lei fosse cumprida, ele pagou o preço da lei com sua vida, assim ele não anulou a lei, mas a cumpriu por toda humanidade, por isso que depois que ele ressuscitou, nos trouxe a graça, que é o perdão mediante arrependimento, não temos que pagar nossos pecados com a morte. Em troca na lei, Deus nos entregou a Graça, o espirito santo.. que não mais precisamos de profetas e nem sacerdotes, e principalmente da lei.. por que tudo que precisamos está aqui, dentro de nós o espirito santos.. onde não precisamos nos comunicar com um sacerdote para poder falar com Deus..nem precisamos de profetas e suas profecias, já q temos a bíblia, e ela é o único manual q temos da vida, até o fim.

      Excluir
  2. Aleluia! Eu sou grato que neste mundo em mudança, temos um Deus e Salvador que não muda! Ele é e sempre será o mesmo, como foi em toda a eternidade passada.

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Aldenir!
      Que o Deus imutável te abençoe sempre.
      Queremos te convidar a curtir a página do blog no Facebook (https://m.facebook.com/ApenasEvangelho/) assim ficará mais fácil acompanhar os textos atualizados.
      Desfrute do blog e continue comentando o quanto quiser.

      Excluir
  3. Graças a Deus por sua imutabilidade e por nos amar tanto.
    Maravilha de artigo,que Deus ilumine sempre sua mente pra falar a respeito da grandiosidade do Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus por sua imutabilidade e por nos amar tanto.
    Maravilha de artigo,que Deus ilumine sempre sua mente pra falar a respeito da grandiosidade do Senhor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ESTUDO ABENÇOADO! TENHO A MESMA CONVCÇÃO DE QUE DEUS É O MESMO,E SEMPRE SERÁ POR TODA ETERNIDADE! DEUS ABENÇOES SUA VIDA! AMÉM...

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato