Reflexões

DIA DA IPRB É DIA DE CONHECER A SUA HISTÓRIA...

08:59Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

O terceiro domingo de Julho é o dia da IPRB e neste dia nada melhor do que conhecer as raízes históricas da Renovada.

A história do presbiterianismo tem origem na Reforma Protestante do século XVI, quando Martinho Lutero protestou contra a Igreja Romana e seu ensino, querendo uma reforma urgente. Com a expansão do movimento, a Reforma chegou à Suíça, mas como um movimento diferente dos luteranos, denominaram-se, então, reformados. Tinham como figura principal do seu pensamento o teólogo João Calvino. 

Durante o desenvolvimento da reforma protestante, os reformados da Escócia, Inglaterra e Irlanda, adotaram o termo presbiterianismo para serem conhecidos. Isso aconteceu porque as igrejas adotavam o sistema de governo episcopal, ou seja, governada por bispos, isso levava a igreja a ficar mais frágil ao controle do Estado, que tinha controle sobre os bispos e arcebispos.

O termo presbiterianismo vem dos presbíteros que governavam a Igreja Primitiva. Então, à época da Reforma, os presbiterianos eram governados por presbíteros eleitos pelo povo para administrar a Igreja. Daquela região o presbiterianismo foi para vários lugares, até chegar ao Brasil.

No Brasil, o presbiterianismo chegou em 1859 com o missionário Ashbel Green Simonton. Com a missão presbiteriana no Brasil, surgiu a Igreja Presbiteriana do Brasil.

Da Igreja Presbiteriana do Brasil surgiram várias outras Igrejas Presbiterianas: a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Conservadora, Igreja Presbiteriana Fundamentalista, Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.

Mas antes de falar sobre a IPRB, temos que conhecer as raízes do pentecostalismo, pois a Renovada é uma Igreja pentecostal.

A história começa com um homem chamado Fox Parham, 1900, que estava insatisfeito com a frieza e a formalidade da Igreja. Com isso, convoca as pessoas a uma busca por meio da oração do Espírito Santo e a benção que aconteceu no Pentecostes. No ano seguinte, 1901, uma mulher recebe o batismo com o Espírito Santo e começa a falar em outras línguas. Assim, Parham e seus discípulos começaram a pregar a nova revelação e alcançaram muitas pessoas para o movimento.

O auge do movimento pentecostal acontece em 1906, na famosa Rua Azuza, na Missão Evangélica Apostólica, liderada por William Seymour, pregador do movimento de santidade do grande John Wesley. Naquela rua, as pessoas experimentaram o derramamento do Espírito Santo, uma unção poderosa da parte de Deus que os fizeram falar em outras línguas. Daí o movimento se expandiu pelo mundo.

O pentecostalismo histórico não tem nada a ver com o neopentecostalismo atual, com apóstolos, honras humanas, teologia da prosperidade. A ênfase do Pentecostalismo é a busca pelo enchimento com o Espírito Santo. 

A IPRB é resultado do movimento de renovação espiritual na década de 60 no século XX. As Igrejas presbiterianas do Brasil e Independente receberam a renovação e os dons espirituais, mas não aceitaram o movimento, e os seus dissidentes formaram a IPRB.

Da IPB saiu a Igreja Cristã Presbiteriana com o Pr. Jonathan Ferreira dos Santos e da IPI saiu a Igreja Presbiteriana Independente Renovada com o Pr. Palmiro Francisco de Andrade. Em 1975 as duas Igrejas presbiterianas se uniram e formaram a IPRB.

Hoje a IPRB conta com dois Seminários de formação Teológica e Pastoral, Cianorte e Anápolis; a Gráfica Aleluia, responsável pela produção de Livros, Revistas de EBD, escritos e editados por pastores da denominação, e o Jornal Aleluia, com notícias da Igreja, a Gráfica, também, atua na distribuição de livros e materiais exclusivos para o funcionamento da Igreja; E a Mispa, que coordena toda preparação e ação missionária da Igreja.

A IPRB é uma Igreja que possui várias Igrejas e pastores espalhados pelo Brasil e pelo mundo, cumprindo a ordem de Jesus de pregar o Evangelho a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações.

A IPRB é Presbiteriana em sua firmeza bíblica, teológica e doutrinal, e Renovada na unção e ação do Espírito Santo nas manifestações espirituais. Por isso, ninguém detém é Obra Santa... Esta causa é do Senhor.

Senhor, continuamos ouvindo a fama de Seu Nome e tremendo diante dos Teus atos. Continue realizando novamente, em nosso tempo, as mesmas obras de outrora. Faze-as conhecidas no dia chamado hoje; e em tua ira, lembra-te, sempre, que és misericordioso. Hc 3.2

Parabéns à Igreja Presbiteriana Renovada pelo seu dia!

Talvez possa Querer Ler Também

2 comentários

  1. Eu sou membra da IPRB foi muito bom ler a história completa. "...Esta causa é do SENHOR".

    http://www.elaecrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Jesus! Gostaria de saber por que comemoramos o dia da IPRB no terceiros domingo de julho se a sua fundação se deu no dia 08 de janeiro?

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato