Reflexões

O CAMINHO SEM ATALHOS

11:14Apenas Evangelho

por Anderson Oliveira*

João 14: 6: “...Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida...”.

O povo brasileiro é conhecido mundo afora por suas festas, alegria, carnaval, mulheres e acima de tudo o tão famoso "jeitinho brasileiro". Falando em jeitinho, não podemos caracterizar apenas o Brasil por este aspecto, parece-me que este é um mal que assola toda a humanidade. 

É natural do ser humano sempre buscar benefícios, coisas fáceis e atalhos. Caminho e atalho estão em constante contraste. Caminho, em uma definição formal, seria direção, rumo; maneira de agir; meio. Atalho seria caminho fora da estrada comum, para encurtar distância. Constantemente em nossas vidas tomamos “atalhos”, meios para encurtar o nosso acesso a alguma coisa. Invertemos valores, utilizamos falácias modernas, desculpas para atingir um fim. Parece-me que nossa época é marcada pelo pragmatismo. As pessoas estão obcecadas por aquilo que funciona e menos preocupadas com aquilo que é verdadeiro. 

Podemos observar que no evangelho de João, especificamente no capítulo 14, onde Jesus afirma ser o caminho, a verdade e a vida - esta é a sexta das sete vezes em que Ele iniciou uma série de autodefinições dizendo “Eu sou”, que, diga-se de passagem, é uma das mais citadas, porém, ao mesmo tempo, tão esquecida e desvalorizada em nossa sociedade - Jesus faz questão de deixar bem claro que não existem atalhos para a verdade. Ele é o caminho que nos faz andar na verdade que gera a vida! Não há como dissociar esses elementos, não há possibilidades de falar a verdade e agir de outra maneira, e não podemos trilhar o caminho de Jesus sem a verdade d’Ele. 

Muitas vezes, porém, invertemos a ordem, buscamos por atalhos e acabamos dedicando mais atenção em Jesus como sendo a verdade do que em Jesus como sendo o caminho. A respeito disto, e se referindo ao texto de João 14:6, nos esclarece Eugene H. Peterson: “No texto que Jesus apresenta diante de nós, de modo tão claro e conclusivo, caminho aparece primeiro. Não podemos pular o caminho de Jesus em nossa pressa por alcançar a verdade de Jesus enquanto ele é adorado e proclamado. O caminho de Jesus é a maneira pela qual exercemos e chegamos a compreender a verdade de Jesus, vivendo Jesus em nosso lar e locais de trabalho, com nossos amigos e família”

O que me deixa alarmado, é constatar que na vida de muitas pessoas que afirmam ser seguidores de Jesus, o que predomina são as inverdades apregoadas por um mundo egoísta, materialista e etc. Essas pessoas, muitas vezes, adentram aos becos obscuros dos métodos e meios da cultura, quando os meios justificam os fins (todos os caminhos levam a deus), e acabam se confundindo enquanto tentam seguir “um caminho em nome de Jesus”. 

Mas a verdade é que os métodos e meios que dominam nossa cultura são totalmente opostos ao que o Evangelho segundo Jesus nos ensina para nos conduzir a vida eterna. Se por um lado os caminhos oferecidos pelo “mundo” parecem indicar que ter sucesso ou ser feliz é trilhar qualquer caminho, sair-se bem em qualquer situação, independentemente dos meios utilizados, por outro, o único Caminho nos diz: “Entrai pela porta estreita, (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mt. 7:13-14). 

O problema é quando entendemos que os caminhos de Jesus são úteis apenas num contexto, que denominamos “religioso”, e acabamos utilizando meios seculares para atingir fins religiosos. Isto é uma maneira errada de pensar e de viver, pois Jesus não é mais um caminho ou mais uma opção; Ele é o único Caminho, que conduz à Verdade absoluta, e que gera Vida eterna. Como disse acertadamente Francis Schaeffer em seu discurso na Universidade de Notre Dame em abril de 1981: “O cristianismo não é uma série de verdades no plural, mas é a Verdade escrita com V maiúsculo. É a Verdade sobre a realidade total, não apenas sobre assuntos religiosos. O cristianismo bíblico é a Verdade concernente à realidade total; é a propriedade intelectual dessa Verdade total, e então vive segundo essa verdade”.

A Verdade de Deus é absoluta e objetiva! Apenas Evangelho, Caminho sem atalhos...

*Anderson Oliveira é pastor auxiliar na 9ª Igreja Presbiteriana Renovada de Governador Valadares em Minas Gerais, é também Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte - PR.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato