Estudo

O QUE É O JEJUM?

12:59Apenas Evangelho

por Flávio Santos

O jejum é devoção espiritual e dependência de Deus. O jejum é vida cristã. O jejum é abster-se totalmente ou parcialmente de alimentos por horas, dias, ou até mesmo semanas, em consagração a Deus. Os homens de Deus tanto no Antigo quanto no Novo Testamento jejuaram.

A vida cristã precisa ser disciplinada para que consigamos o crescimento que precisamos diante de Deus. Além da disciplina na oração e leitura da Palavra, o jejum sempre deve ser praticado. O jejum é uma disciplina tão poderosa que quando conseguimos jejuar, organizamos não somente a vida espiritual, mas todos os aspectos da vida. O jejum nos ajudar a colocar a vida em ordem.

O jejum é uma disciplina que muda a nossa mente. A mentalidade de alguém que jejua é a mentalidade de Cristo. Com o jejum deixamos de pensar nas coisas da terra e começamos a pensar nas coisas de Deus.

O jejum possui vários propósitos, mas, antes de vermos quais são, devemos ter em mente que jejum não é ficar de barriga vazia, não é regime e não é exaltação espiritual. O jejum verdadeiro deve ser acompanhado de oração, de negar a si mesmo e de propósitos. Tudo isso para preparar o coração para as coisas de Deus. 

  • Glorificar a Deus. Todo jejum deve glorificar a Deus. 
  • Ouvir a voz do Espírito Santo. Atos 13.2 
  • Arrependimento e confissão de pecados. 1 Samuel 7.6
  • Busca pela intervenção de Deus. Esdras 8.21
  • Fortalecimento espiritual. Mateus 17.21
  • Dependência espiritual. Mateus 9.15
  • Matar os desejos da carne. Romanos 12.1,2
Depois desses conceitos básicos sobre o jejum, fica a pergunta: Como jejuar?

1. Estabeleça o período do jejum. Como já vimos que o jejum pode ser por horas, dias ou semanas. Estipule o tempo que vai durar a sua consagração. Algumas pessoas jejuam por mais, outras por menos tempo. Mas o valor não está no tempo, mas na qualidade e na fidelidade do jejum. Não adianta ficar uma semana de jejum e não negar a carne, orar e ler a Palavra do Senhor. Terá sido um jejum em vão.

2. Estabeleça o tipo de jejum. É muito importante o tipo de jejum que você vai fazer. Escolha o tipo e jejue ao Senhor com fidelidade. Não quebre de maneira alguma. Se por descuido você comer algo que não poderia, ore a Deus, peça perdão e continue. Não pare.

3. Estabeleça os propósitos. Ao jejuar, devemos determinar os objetivos do jejum. Coloque diante de Deus os motivos do jejum.

4. Não conte a ninguém. Mateus 6.6,17. Só se for um jejum em que toda a igreja for convocada.

Apenas no Evangelho, que jejuamos com propósitos.

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato