Reflexões

QUANDO A TEOLOGIA REFORMADA FAZ MAL PARA O PENTECOSTAL

02:10Apenas Evangelho


por Flávio Santos

Há um fenômeno acontecendo na igreja evangélica brasileira, que é a migração de alguns pentecostais para a teologia reformada. Nesse processo, alguns pentecostais tornam-se tradicionais e procuram igrejas históricas para congregar, e outros, tornam-se pentecostais reformados, permanecendo assim em sua comunidade de fé.

Esse fenômeno se dá por pelo menos cinco motivos:

1. A teologia reformada está sendo ensinada em seminários pentecostais.
2. A teologia reformada é conhecida por meio de literatura abundante de autores reformados.
3. A teologia reformada está sendo ensinada nas igrejas por meio dos pastores pentecostais que se tornaram reformados.
4. A teologia reformada está acessível na internet. Por meio de posts nas redes sociais, blogs, vlogs, vídeos, canais e sites.
5. A teologia reformada apresenta, em sua exposição bíblica, argumentos coerentes e profundos.

Essa adesão à teologia reformada acontece, também, numa espécie de “modinha”. Isso é ruim, porque não é conhecida a verdadeira teologia reformada, mas apenas algumas ênfases.

Conhecer a reforma protestante, os reformadores, as confissões de fé, os teólogos reformados e a literatura reformada, é bom para os pentecostais. O problema é quando toda a teologia reformada que era para fazer bem, faz mal.

A teologia reformada faz mal quando há o abandono da igreja pentecostal séria. É claro que, se o que se reformou estiver em uma igreja pentecostal que está apegada às heresias, que saia mesmo.

A teologia reformada faz mal quando o que se reformou tenta à ferro e fogo mudar a sua denominação. Que ele fique e seja subversivo.

A teologia reformada faz mal quando o que se reformou joga na lata do lixo todas as experiências sinceras que teve no pentecostalismo.

A teologia reformada faz mal quando o que se reformou fica arrogante e começa a humilhar os que não aderem à sua teologia. A teologia reformada humilha o homem e exalta a Deus.

A teologia reformada faz mal quando o que se reformou se torna extremista, e quer a todo o custo, apontar os supostos erros da teologia pentecostal.

A teologia reformada faz mal quando o que se reformou quer catequizar os membros da congregação.

Esses são alguns danos que a teologia reformada causou, causa e causará em muitos pentecostais. O que era para ser bom, tornou-se mau. Nós, pentecostais, não devemos com isso, fugir do contato com a teologia reformada, devemos, com humildade, nos debruçar diante desta e com o discernimento do Espírito Santo ler e reter o que é bom.

Reforme-se e não se “despentecostalize”! Isso não é necessário!

Apenas no Evangelho,

Talvez possa Querer Ler Também

12 comentários

  1. A Teologia Reformada é única, ou você é Reformado ou não, dizer que ela faz mal é o mesmo que dizer a exposição Bíblica faz mal.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns, muito bem colocado esse assunto, assisti um vídeo do Pastor Presbiteriano Joel Theodoro falando sobre isso, aquela pessoa que de manhã é Pentecostal e de tarde descobre a Teologia Reformada e se torna "o reformado", faz posts e cria Blogs descendo a chibatada no movimento Pentecostal esquecendo tudo aquilo de bom que viveu nele, concordo totalmente e esses pontos que você abordou, de fato o Pentecostalismo Reformado como se trata de uma escola nova precisa ser trabalhada com Humildade sim, até porque a linha de pensamento de muitos "calvinistas" geralmente pende para a arrogância mesmo e muitos "pentecostais" estão também se tornando arrogantes da mesma forma.

    Estou também com Humildade trabalhando em conhecer as Doutrinas da Graça sem esquecer tudo de bom que o Pentecostalismo me trouxe, eu poderia muito bem ir para uma Igreja Reformada pois faz pouco tempo que voltei a frequentar os Templos Cristãos, entretanto eu acho vital manter as experiências Pentecostais para minha vida espiritual, vamos então procurar explorar tudo de melhor que cada movimento tem a oferecer, DEUS abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz! Eu sou reformado e presbiteriano, e eu recebo com muito prazer os irmãos pentecostais no arraial reformado, só uma questão: Você pode ser reformado sem criar confusão na sua igreja, conheço vários irmãos da Ass. de Deus que são calvinistas e tenho aprendido muito com eles na oração, vida com Deus e juntos temos nos deleitado na presença de Deus. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristão Reformado Calvinista,

      Obrigado pelo comentário!

      Deus abençoe você em tudo!

      Abs,

      Flávio Santos

      Excluir
    2. Agradecemos pela sua grata amizade - Cordial convite para conhecer a Assembleia de Deus – Confissão Reformada – Alinhada com os grandes temas do Evangelho – Visite o Portal Web - http://iadcr-igreja.blogspot.com

      Excluir
  4. Prezado Pr. e <MD. Diretor deste Site abencoaodo, gostaria de dizer que fico feliz em seguir o memso, resido aqu na grande NAtal/RN, peco que se possivel consiga um livro desses evangelicos para minhas leituras, sou aposentado e gosto de ler bons livros de Deus, favor enviar para meu ENd. na RUa.Baia de MAdureira, 16. Nova Parnamriim, Cidade de PArnamriim/RN.CEP. 59153-010, ficarei agradecido, abracos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post comigo aconteceu exatamente isso "se o que se reformou estiver em uma igreja pentecostal que está apegada às heresias, que saia mesmo."
    Agora eu só gostaria que você explicasse quais são as experiências sinceras você se refere em seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ventura Neto,

      Experiências sinceras são aquelas que são fruto da intimidade com Deus. Qua não são resultado de imitação da maioria. Ou algo que se fabrica para somente para não se sentir excluído.

      ABS,

      Flávio Santos

      Excluir
  6. Assistam esses conselhos que o Pastor Leandro Lima dá aos cristaos redormados https://youtu.be/0mLnqEMO59o

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato