Estudo

SEMANA DA REFORMA PROTESTANTE: SOLI DEO GLÓRIA

10:42Apenas Evangelho




A ele seja a glória eternamente! Amém. 
Romanos 11:36

por Sandro VS

Sempre encerro os meus posts tomando emprestado este último dos cinco "solas".

"Soli Deo Glória" foi a denúncia feita pelos reformadores contra o clérigo romano que atribuía glória a si mesmo, "canonizando-se" uns aos outros.

Na visão da reforma, a descentralidade das escrituras no seio da igreja seguiu um processo sucessivo, um tipo de "efeito cascata", ou seja, a substituição da FÉ (Sola Fide) pelas obras meritórias, como caminho para a salvação, resultou na desvalorização das ESCRITURAS (Sola Scriptura), consequentemente a mediação entre Deus e os homens, feita unicamente por CRISTO (Solus Christus), perdeu sua ênfase, e o efeito disto foi à banalização da GRAÇA (Sola Gratia).

Quando a igreja romana substituiu, no processo soteriologico, a fé, as escrituras, Cristo e a graça pelas obras, inevitavelmente incorreu ao erro de glorificar-se a si mesma.

Este sinergismo cínico e infundado, ou seja, que a salvação do homem só pode ser alcançada mediante uma colaboração da vontade humana com a graça divina, no mínimo, desonrou o favor eterno de Deus.

Portanto "Soli Deo Glória" é o princípio segundo o qual, no processo de salvação, toda a glória é devida a Deus, pois, a remissão do pecador só é possível porque nasceu no conselho soberano de Sua vontade.

Reafirmo aqui o já escrevi no post O TOTALMENTE OUTRO:

"Se para Ele são todas as coisas, logo tudo está em ordem quando retorna como louvor a Ele. A melhor reposta que temos para o porquê das coisas serem como são é que tudo é para a glória de Deus, ou seja, quando entendemos que Deus faz cumprir Sua vontade, trabalha esta vontade a Sua maneira e o resultado final é a perfeição, o que nos resta dizer é “Glória a Deus!”. Todos os caminhos da vontade de Deus serão percorridos por nós para o Seu agrado e o agradável é que a gloria seja Dele, não por vaidade divina, mas, porque, quando a gloria é dada a Ele, tudo está em perfeita ordem e, isto sim, O agrada".

Quem creu APENAS no EVANGELHO vive para a glória de Deus, pois sabe que a sua fé em Cristo, suscitada pela revelação das escrituras, o reconciliou com Ele pela graça.

Assim hoje e sempre, mais do que nunca...

Soli Deo Glória! 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato