AO DEUS REVELADO.

10:12Apenas Evangelho

Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos, porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio.
Atos 17:22-23






por Sandro VS


Depois de ser liberto milagrosamente da prisão de Filipos, Paulo segue para Tessalônica e, como era seu costume, vai à sinagoga e por três sábados expõe as Escrituras e anuncia Cristo e sua ressurreição.

Logo os judeus passam a persegui-lo, obrigando assim, o apóstolo a seguir para Beréia onde ele encontra pessoas mais sociáveis, ou seja, que antes de tomar qualquer atitude acerca de sua doutrina, o ouviam e conferiam suas exposições com as Escrituras, o que resultou em conversões genuínas e preciosas.

Mas logo que os judeus de Tessalônica souberam disso, sem demora foram perturbar a ordem em Beréia procurando confundir os cristãos bereanos, de modo que estes irmãos levaram Paulo para Atenas.

Enquanto Paulo esperava por Silas e Timóteo que haviam ficado em Beréia, passou a investigar a cidade. Atenas tinha ficado atrasada em matéria de ação, mas era ainda a maior cidade universitária do mundo, a qual se dirigiam todos os que queriam obter conhecimentos, assim, no ponto de vista do progresso, esta cidade estava em evidente declino. Era uma cidade livre e que tendia a viver segundo sua reputação filosófica, mas Paulo não se impressionou mais pela sua cultura quanto se irritou pela sua idolatria. Dizia-se que havia mais estátuas de deuses em Atenas que em todo o resto da Grécia, e que nela era mais fácil encontrar-se com um deus que com um homem.

Quando Paulo começa a pregar, seguindo sempre seu costume de ir primeiro à sinagoga, não demora a aguçar os ouvidos atenienses e como sendo estes, em sua essência, curiosos, e o apóstolo, em suas palavras, sábio, eles o levam para o areópago, uma colina que dava vista para a praça onde Paulo estava pregando. Um concílio se reunia neste lugar pra resolver questões judiciais importantes, mas aqui é usado para investigar os ensinos de Paulo.

O apóstolo se utiliza da superstição dos atenienses para iniciar seu discurso, pois os gregos dali adoravam tudo que conheciam e para assegurar que não se esqueceram de algum deus erigiram um altar denominado “AO DEUS DESCONHECIDO”.

Não havia qualquer conexão real entre o “deus desconhecido” dos atenienses e o Deus vivo e verdadeiro, ou seja, Paulo não quis dizer que eles eram adoradores inconscientes do Deus único, mas que eram tão idólatras e supersticiosos que adoravam até o que não conheciam, assim, o apóstolo usa como gancho esta superstição para apresentar-lhes o Senhor e Criador do mundo e de tudo o que nele existe e que, principalmente, por ter criado tudo e todos, não habita em santuários feitos por mãos humanas, mesmo porque não existem, ou seja, não há nada que seja resultado somente do trabalho humano.

Usando ainda esta suposta adoração dos atenienses, Paulo declara que apesar deles adorarem o que não conheciam, este Deus não estava longe deles, pois toda a vida existente na terra está ancorada Nele, por tanto ele afirma que eles procuravam e perseguiam este Deus como um cego procura um objeto, ou seja, pelo toque. Não entendiam que este Deus estava tão perto quanto o ar que respiravam.

Mas acabaram os tempos da ignorância, afirma Paulo, quando os homens tinham que buscar nas sombras porque não podiam conhecer a Deus, ou seja, agora em Cristo veio todo o conhecimento e a revelação de Deus, assim terminaram-se as desculpas, porque agora chegou a verdade, e a prova da supremacia deste Cristo é a Sua Ressurreição, ou seja, não temos que nos relacionar com um Deus desconhecido, mas sim com o Cristo Ressuscitado e por isso revelado.

Muito tem se falado a respeito do crescimento da igreja em nosso país. Muitos têm se impressionado com a porcentagem de cristãos, que cresce a cada ano no Brasil, a ponto de alguns se orgulharem da estatística que afirma que o Brasil é o segundo país mais “evangélico” (ou gospel) do mundo.

Mas o que este cristianismo brasileiro confessa é na verdade algo muito parecido com o que estes gregos confessavam. O que existe é uma gritante falta de conhecimento acerca Daquele que se revelou no Evangelho, ou seja, entre tantos ídolos que o brasileiro possui existe um que apelidam de Jesus.

O fato de não sermos gregos não exclui a possibilidade de adorarmos o que não conhecemos, ou seja, nosso conceito de Deus é de um que só existe para suprir nossos caprichos ou de um tão cruel e vingativo que diz que nos ama só para nos seduzir e quando o aceitamos ele nos esmaga com leis e castigos.

Quem crê APENAS no EVANGELHO sabe que tudo o que se pode conhecer de Deus se revelou em Cristo, portanto só O podemos conhecer por meio do Evangelho.

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato