HEIN! É POR AQUI.

11:10Apenas Evangelho

Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6















Por Sandro VS


Ninguém chega ao destino desejado indo por um caminho totalmente inverso ao que leva a tal lugar, como também ninguém chega a veracidade de um fato seguindo um caminho falacioso acerca dele, e igualmente quem procura vida não pode percorrer caminhos que a matam gradualmente.



Jesus, aqui, fala de um fim que marcará um novo começo, ou seja, esta passagem faz parte do último discurso de Jesus feito aos seus discípulos neste Evangelho, é a "despedida" daquele que nunca, nem por um momento, deixaria um discípulo Seu só.

Após anunciar sua partida no final do capítulo anterior, Jesus agora quer confortar os discípulos compartilhando com eles as razões para sua partida, e inicia o capítulo com um tom meigo e solene: "Não se perturbe o vosso coração." A razão para que Jesus peça esta calma aos discípulos é simples, Sua partida era exatamente para preparar lugar para que seus seguidores usufruíssem de sua companhia eternamente, assim sendo, Jesus sintetiza um pensamento pretendendo dizer algo que já deveria estar muito claro na mente deles: "E vós conheceis o caminho para onde Eu vou".

Tomé, um dos discípulos, interroga Jesus de maneira séria e corajosa: "... se não sabemos para onde vais como poderemos saber o caminho?". Com isso, o que Tomé queria saber era o destino, pois só sabendo o destino poderia saber que caminho tomar. Na realidade Jesus já havia explicado qual era o destino, o destino era o Pai! E se o destino era estar junto ao Pai, logo o caminho era Aquele que sempre foi um com Ele. É neste contexto que Jesus declara: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida".

Jesus é o caminho para Deus, precisamente porque ele é a verdade de Deus e a vida de Deus, ou seja, porque Ele é Deus!

Jesus é a verdade porque ele incorpora a suprema revelação de Deus, assim Ele mesmo narra Deus, ou seja, diz e faz exclusivamente o que o Pai lhe concede dizer e fazer, diz e faz o que Deus é! Por isso Ele é corretamente chamado de Deus. Ele é a graciosa auto-revelação de Deus, Ele é a Sua PALAVRA em carne.

Jesus é a vida porque Ele a possui em si mesmo. Sempre a possuiu como parte de Si e não como um fôlego doado a partir de alguma experiência existencial. Ele é antes dela, ou seja, a vida só existe porque Ele é. Ele só é sustentador de toda a vida porque é auto-existente.

Então, porque Ele é a verdade e a vida, Ele tem a prerrogativa de ser o único caminho para que outros cheguem a Deus, o caminho para que os seus discípulos cheguem às muitas habitações da casa do Pai.

Jesus não se limita a ensinar "um caminho", mas afirma ser "o caminho", por isso a declaração de Jesus "ninguém vem ao Pai senão por mim", elimina qualquer outro caminho proposto para que se cheguem às habitações celestiais, como boas obras, liturgias religiosas ou dízimos e ofertas grandiosas.

Existe somente um caminho: Jesus Cristo.

Existe um trecho de um hino antigo que expressa de modo apropriado esta declaração:

"Quem se importa com a jornada quando a estrada conduz ao lar?"

Soli Deo Glória! 

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato