JESUS, A MISERICÓRDIA ENCARNADA.

12:38Apenas Evangelho


por Flávio Santos

Queres ficar são? João 5.6 

Se eu quero ficar são, curado, sarado; com toda certeza, sem sombra de dúvidas!!!


(Leia o capítulo 5 do evangelho de João e o post do Sandro, http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2012/05/mergulho-certeiro.html.)


Uma leitura simples deste texto nos fará ver apenas a cura deste homem que estava a 38 anos enfermo. Veríamos apenas este homem pegando a  sua maca e andando com alegria por ter sido curado. Mas uma leitura mais profunda deste texto nos mostrará que Jesus veio curar este homem de uma doença terrível. 

O lugar onde acontece esta cura é o tanque de Betesda, que significa Casa de Misericórdia. A cidade é Jerusalém. O tempo é umas das festas judaicas. 

Jesus subiu a Jerusalém, a cidade sagrada, participou de umas das festas sagradas dos judeus, e passou em lugar sagrado de curas e milagres, para desconstruir o sagrado místico e demonstrar a sua misericórdia santa. 

Jesus veio curar este homem, dentre outras, da doença da religiosidade mística. Esta passagem nos mostra alguns elementos de uma religião mística: uma grande multidão de pessoas que precisam de uma cura; a presença de seres espirituais, o anjo; a presença de elementos palpáveis que despertam o interesse das pessoas, o movimento da água; momentos e lugares específicos para receber a cura, o tanque da suposta misericórdia e o movimento das águas que acontecia de tempo em tempos; promessas de curas sobrenaturais, pois aquelas águas saravam de qualquer enfermidade; a competição para ver quem recebe a cura primeiro. 

Jesus aparece neste cenário de religiosidade mística e pergunta ao homem se ele queria ficar são. Ele ainda está com o coração cheio de tudo aquilo que, aparentemente, dava esperança. Esperava que Jesus o jogasse na água que curava. Daí Jesus vem e rompe com toda essa religiosidade que escraviza a alma. 

O Evangelho de João mostra Jesus desconstruindo este tipo de religião mística desde o começo de suas narrativas. No seu encontro com Natanael disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1.51. Não precisamos mais de anjos movendo as águas em qualquer lugar que seja, precisamos apenas, abrir os olhos e ver os anjos de Deus subindo e descendo sobre Jesus. Jesus é maior que os anjos. Quem tem Jesus tem tudo, até a ministração dos anjos em seu favor. 

No seu encontro com Nicodemos disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3.5. No seu encontro com a samaritana, Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4.13,14. Não precisamos mais de águas ungidas e oradas no monte, o que precisamos é nascer da água da palavra que nos cura e nos sara de toda religiosidade e, assim, poderemos entrar no reino de Deus. Precisamos beber da água da Vida que faz uma fonte em nossas almas que nos lança para a eternidade. 

Neste mesmo encontro com a samaritana disse-lhe: Mulher crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4.20-23. Os lugares de sacrifício e adoração perderam o significado, porque agora se deve adorá-lo em espírito e em verdade. 

Aí você se pergunta, será que existe este tipo de religião hoje? 

É só ligar a TV, ou ir a algumas igrejas, que você verá este tipo de misticismo que prende alma do fiel em visões de anjos; em águas, rosas, lenços e suores ungidos; em campanhas com horário e lugares específicos, do tipo sete semanas para receber a cura às sete horas da noite na “Igreja do movimento das águas”; em promessas de curas sobrenaturais; em um tipo de fé, que aquele que tem mais fé recebe a benção primeiro, mas não pode duvidar, senão o diabo rouba a benção que Jesus nunca deu. Os elementos são os mais diversos, mas o fim é o mesmo, adoecer a alma do povo. 

O tanque de Betesda é pré-escolar, jardim de infância perto das universidades do misticismo administradas pelos reitores da maldade e do poder que estão formando o povo na arte da dependência de elementos místicos, que aparentemente curam, mas que verdadeiramente adoecem a alma. 

Para além dos templos/tanques de supostas misericórdias, Jesus é a verdadeira misericórdia encarnada que cura verdadeiramente a nossa alma. 

Chega. Basta. Cansei!!! 

Voltemos apenas ao Evangelho de Jesus Cristo. 



Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato