CREIO QUE UM SÓ DEUS AO MESMO TEMPO É TRÊS.

16:07Apenas Evangelho

por Flávio Santos

"Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três".
Renato Russo

Renato Russo tentou entender como um só Deus ao mesmo tempo é três. Na história da igreja, grandes teólogos também tentaram entender e formular uma defesa da trindade, ao falarem que há apenas uma essência divina em que subsistem três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. Esses teólogos criaram essa doutrina, para defender a ortodoxia da igreja contra algumas heresias que não acreditavam que um só Deus ao mesmo tempo é três. 

Basicamente estas heresias tomam três formas: O modalismo, dizendo que há um só Deus que se apresentou de três modos, como Pai, como Filho e como Espírito Santo, um Deus único com três rostos diferentes; o subordinacionismo, afirmando a unidade de Deus, e que o Filho é semelhante ao Pai, mas não igual em natureza divina, sendo assim, subordinado ao Pai; o triteísmo, afirmando que há três pessoas divinas, mas não em uma mesma essência e substância, neste sentido são três deuses independentes um do outro. 

Esta doutrina é a mais difícil de ser explicada, é misteriosa, é insondável, é inescrutável porque diz respeito ao ser de Deus. Não dá para se falar sobre o que está para além dos nossos pensamentos e formulações teológicas. 

O que fica como explicação é que Pai, Filho e Espírito Santo, estão em uma única essência e substância divina. São três pessoas que existem em comunhão de amor, plena e perfeita. São três pessoas eternas, santas, soberanas, imutáveis, amorosas e graciosas. 

Na verdade o que temos que fazer é crer que a trindade se revelou na escritura. O Pai se revelou na criação e arquitetura do plano de salvação dos eleitos; o Filho na redenção dos pecadores e o Espírito Santo na regeneração e santificação dos pecadores. A história bíblica revela a existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Além de crer na Trindade, devemos crer também, “Que esse mesmo Deus foi morto por vocês”. 

O Deus Filho, Co-eterno em essência e substância com o Pai, Unigênito, único da espécie divina que se encarnou e morreu na cruz para que os nossos pecados fossem perdoados. 

Pense nisso!!!

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato