EU CONFESSO.

10:34Apenas Evangelho

Respondendo, Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!
Mateus 16:16











por Sandro VS

Aproximava-se o fim e a cruz estava logo ali, portanto era necessário que Jesus clareasse muitas coisas que ainda estavam obscuras aos doze. 

A conversa começa com certo tipo de pesquisa: 

O que dizem os homens a meu respeito? 

Jesus sabia que a resposta viria carregada de várias possibilidades. Ao se referirem ao boato de que era João Batista, revelam que não foi só Herodes que imaginava a ressurreição do profeta (Mateus 14:1-2), quanto ao boato de que era Elias, mostravam que o povo via Jesus apenas como um grande profeta ou como o precursor do Messias, já com respeito a Jeremias, o que baseia este argumento está em um relato do período interbíblico: 

"Em seguida, apareceu um homem igualmente notável por sua grande idade, dignidade e investiu com um ar maravilhoso e impressionante de majestade. Onias começou a falar: "Este é um homem", disse ele, "quem ama seus irmãos e reza muito pelo povo e da cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus". Jeremias, em seguida, estendeu a sua mão direita e apresentou Judas com uma espada de ouro, dizendo que ele deu, "Tome esta espada sagrada como um dom de Deus; com ele você irá destruir o inimigo"

Mas esta pergunta serviu apenas para "aquecer" a conversa, pois Jesus não formulou a pergunta principal de forma direta, mas conduziu-os para ela: 

E vocês, o que dizem a este respeito? 

Pedro então, parecendo falar em nome de todos, da a resposta: 

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! 

Esta é a confissão que faz toda a diferença! 

Primeiro porque ela é a revelação de Deus ao coração confuso, isto é, entre tantas verdades e argumentos sobre a verdade nos foi revelado a única verdade. Jesus é a revelação e a palavra final de Deus, é o Cristo, o Messias, o Ungido, o Separado de Deus. E não só isso, mas é o Filho de Deus, ou seja, aquele que procede do Pai. Foi esta a revelação que Pedro e os outros discípulos receberam de Deus e que os tornou mais que felizes. 

Segundo, porque é esta confissão que sustenta a Igreja, de modo que seu triunfo está assegurado nesta confissão, isto é, baseia-se única e exclusivamente no fundamento que confessa Jesus como "o Cristo e Filho do Deus vivo"

O trocadilho de Jesus com as palavras do grego PEDRA e ROCHA é conhecido. Quando Ele diz "tu és Pedro" usa a palavra "PETROS", ou seja, "uma pedra", mas quando diz "sobre esta Pedra" usa "PETRA", isto é, "rocha"

O que é a ROCHA

É a REVELAÇÃO CONFESSADA

A revelação vinda dos céus, de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo é a confissão daquele que O conheceu pela !  
Assim, o que receber a revelação irá confessar, e o que confessar nunca mais perecerá. 

Portanto: ELE É O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO, AMÉM

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato