QUEM PECOU?

10:58Apenas Evangelho

Passando Jesus, viu um cego de nascença. E seus discípulos lhe perguntaram: Rabi, quem pecou para que ele nascesse cego: ele ou seus pais? Jesus respondeu: nem ele nem seus pais, mas isso aconteceu para que nele se manifestassem as obras de Deus.
JoĂŁo 9:1-3
















por Sandro VS


Este Ă© o Ăşnico milagre relatado nos Evangelhos no qual se diz que a vĂ­tima sofria desde seu nascimento e, ao que parece, era uma figura muito conhecida por sua enfermidade congĂŞnita, pois os discĂ­pulos sabiam muitas coisas sobre sua vida. 

Quando o viram, provavelmente esmolando, viram tambĂ©m a oportunidade de obter de Jesus uma explicação que falta em qualquer conversa informal ou grandes debates sobre teologia, “A CAUSA DO SOFRIMENTO HUMANO”. 

Os judeus relacionavam, sem hesitações, o sofrimento com o pecado, isto Ă©, onde existisse sofrimento logo existiria tambĂ©m algum pecador impenitente, pois era inadmissĂ­vel que um devoto exaustivo da lei de Deus sofresse. 

Com este conceito teolĂłgico acerca do sofrimento os discĂ­pulos querem saber: 

“Quem pecou para que isso acontecesse, ele ou seus pais?” 

Na Ă©poca de Jesus alguns judeus criam na preexistĂŞncia da alma e, na realidade, receberam a noção disso sob influĂŞncia de PlatĂŁo e dos gregos. Criam que, antes da criação do mundo, todas as almas existiam no Éden, que estavam no sĂ©timo cĂ©u ou ainda em alguma câmara especial esperando o momento de ingressar em um corpo. O autor do Livro da Sabedoria diz: 

“Eu era um jovem de boas qualidades, coubera-me, por sorte, uma boa alma”. (Sabedoria 8:19) 

Assim sendo, nĂŁo Ă© novo o conceito da possibilidade do homem pecar antes de nascer e existir e por mais estranha que pareça para alguns ou fantástica demais para outros fica claro que Ă© um conceito advindo da corrupção universal do pecado. 

O outro conceito era o sofrimento herdado pelo pecado cometido por outro, e este sempre pareceu para o judeu um conceito mais atraente e consolador para explicar este problema, pois no Antigo Testamento nĂŁo faltam textos em que os profetas refutam esta ideia judaica. No livro o profeta Ezequiel temos um texto que deixa isto claro: 

“Mas dizeis: Por que nĂŁo leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente, viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho nĂŁo levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este”. Ezequiel 18:19-20 

O que impressiona Ă© que Jesus nĂŁo busca estender a conversa ou explicar a relação entre pecado e sofrimento, e, por mais que nĂŁo defina qual Ă© a causa do sofrimento, pelo menos nos dá pistas daquilo que nĂŁo pode ser a sua causa, Deus. 

Jesus diz que nem ele nem seus pais pecaram para que ele nascesse assim, mas que isto aconteceu para que nele se manifestassem as obras de Deus. Com isso Jesus nĂŁo quis dizer que ele ou seus pais nunca haviam pecado, pois, sem dĂşvida, tanto o homem quanto seus pais haviam pecado em algum momento, mas sim que Ele nĂŁo considera tais pecados a causa da cegueira do homem, desconstruindo assim, mais uma vez este conceito judaico. 

Mas Jesus tambĂ©m nĂŁo deu a entender que Deus havia deliberadamente cegado o homem para que, anos depois, Ele realizasse esse milagre, pois se assim fosse, de certa forma, poderĂ­amos afirmar que a causa do sofrimento foi um ato inconsequente de Deus e ainda deixaria margem para indagarmos: “porquĂŞ de outros cegos de nascença nĂŁo sĂŁo alvos de tal misericĂłrdia?”. 

EntĂŁo o que Jesus quer dizer com “manifestar as obras de Deus”? 

A resposta tem dois sentidos. 

O primeiro, bem claro, Ă© o milagre que iria manifestar o poder e a glĂłria de Deus, isto Ă©, o prĂłprio Jesus. 

O segundo Ă© que pessoas que passam por tais sofrimentos podem tirar lições e aprender de Deus nestas situações, isto Ă©, Ă© o sentido no qual o sofrimento manifesta o que Deus pode fazer por meio dele. A aflição, a tristeza, a dor, a frustração, a perda, sempre permitem que Deus mostre ao homem o que Ele pode fazer. 

Quando tragĂ©dias como esta caem sobre pessoas que nĂŁo conhecem a Deus, estes se desesperam, mas quando acometem pessoas que vivem com Deus, revelam a fortaleza, a força e a nobreza que se encontram nos corações habitados por Ele. 

NĂŁo faltam exemplos disso na histĂłria da humanidade,  uma mulher chamada Helen Keller ficou cega, surda e, consequentemente, muda desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na Ă©poca como "febre cerebral", portanto provou de todas as deficiĂŞncias sensoriais. Mas estas deficiĂŞncias nĂŁo a impediram de lutar e conquistar seus objetivos. Tornou-se uma cĂ©lebre escritora, filĂłsofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiĂŞncia. 

Escreveu poemas e compĂ´s mĂşsicas sobre a aquilo que nunca viu e, assim, transformou todo este pacote de impossibilidades em glĂłria para Deus! 

Portanto, o sofrimento nada mais Ă© do que um dos caminhos usados por Deus para que se manifestem as Suas obras e Sua glĂłria. 

Assim, seja por meio de um milagre, ou nĂŁo, existe glĂłria naquilo que chamamos de anomalia.

Soli Deo GlĂłria!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato