O EXEMPLO.

14:42Apenas Evangelho

Tendo-lhes lavado os pés, tomou o manto, e voltou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor; e fazeis bem, pois eu o sou. Se eu, Senhor e Mestre, lavei os vossos pés, também deveis lavar os pés uns dos outros. Pois eu vos dei exemplo, para que façais também o mesmo. Em verdade vos digo: O escravo não é maior que seu senhor, nem o mensageiro é maior que aquele que o enviou. Se, de fato, sabeis essas coisas, sereis bem-aventurados se as praticardes.
João 13: 12-17



por Sandro VS


Existem poucos relatos nos Evangelhos que demonstram de maneira tão clara a personalidade de Jesus, pois o que vemos aqui é que a harmonia entre seus ensinos e seu amor é perfeita. 

João diz que Jesus sabia que o momento crucial estava chegando, isto é, a hora de ir para o Pai, e que mesmo sabendo disso não se desconcentrou do que viera fazer, ou seja, amar os que o Pai lhe deu, por isso João diz que os amou até o fim. João também diz que Jesus sabia bem quem era, que tinha vindo do Pai e que voltaria para Ele, e não só isto, mas, também, que tudo tinha sido entregue em suas mãos por Ele, com esta certeza divina e eterna em Si, Jesus decide dar mais uma lição aos discípulos. 

Para entendermos esta atitude de Jesus com mais precisão devemos analisar o contexto que Lucas nos dá, pois na sua versão da Última Ceia de Jesus e seus discípulos encontramos a seguinte frase: "Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior" (Lucas 22:24), portanto pode ser esta questão entre os discípulos que tenha levado Jesus a agir como agiu. 

Jesus se despe e amarra uma toalha em volta de Sua cintura, depois começa a lavar os pés dos discípulos e passa a secá-los com a toalha que está em sua cintura. 

Lavar os pés dos convidados de uma festa era o trabalho dos escravos e no que diz respeito ao relacionamento entre o discípulo e um rabino, esperava-se que esse o atendesse em todas as suas necessidades pessoais, mas jamais se pensaria em um serviço como este. 

Nas palavras de William Barclay o que Jesus fez se resume nisto: 

"Veem o que acabo de fazer? Vocês me chamam mestre e Senhor e têm razão porque isso é o que sou, não obstante, eu estou disposto a fazer isto por vós. Sem dúvida vocês não acham que o discípulo merece mais honra que o mestre ou um servo mais que seu amo, mas se eu fiz isto, vocês devem estar preparados para fazê-lo também. Dou-lhes este exemplo para que vejam como deveriam se comportar entre vocês." 

Nas palavras de João, Jesus sabia que era Deus e não tinha dúvidas disto, por isso pôde fazer qualquer tipo de serviço, ou seja, nada que fizesse o faria perder Sua essência. 

Nas palavras de Jesus, aquele que sabe o que foi feito em si pela graça de Deus, não tem problemas com qualquer tipo de serviço que tenha que fazer, pois sabe que nada pode desfazer o que Cristo fez nele. 

Este é o exemplo, sigamos e estaremos todos bem! 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato