DEUS DE VIVOS E NÃO DE MORTOS.

09:58Apenas Evangelho

Leiam Mateus 22:23-33


















por Sandro VS


Mais uma vez, Jesus está sendo questionado, mas agora por um grupo judaico muito peculiar, os saduceus. 

Este grupo não era muito numeroso, mas era composto pela classe dominante da nação judaica, isto é, a nata abastada de Israel. A maioria dos sacerdotes era deste grupo, por isso, na questão política, eram colaboracionistas romanos, pois visavam sempre conservar seus direitos e privilégios. Quanto aos conceitos, se dispunham a adotar ideias gregas para demonstrar conhecimento e persuasão, mas quanto às crenças judaicas, eram totalmente tradicionalistas, pois se recusavam a aceitar os livros proféticos ou os livros poéticos como parte das Escrituras, aceitando, assim, como única parte das Escrituras, o Pentateuco, isto é, a Lei por excelência só se encontrava nos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. 

Particularmente, diferenciavam-se dos outros grupos judaicos pelo fato de negarem completamente toda vida após a morte, pois sustentavam que a partir do Pentateuco, não se podia provar a doutrina da imortalidade. 

Isto posto, podemos entender melhor a "historinha" que contam a Jesus com a intenção de desacreditá-lo diante do povo. Formularam uma pergunta baseando-se em algo que, segundo eles, convertia em um absurdo a doutrina da ressurreição do corpo, o casamento por levirato. Esta lei consistia em que se um homem morria sem descendência, seu irmão tinha a obrigação de se casar com a cunhada viúva e gerar filhos para o irmão que morrera. Esses meninos eram considerados, do ponto de vista da lei, como filhos deste que morreu. Ridiculamente forçam uma história em que uma mulher não conseguiu engravidar de sete irmãos que morreram sucessivamente, até ela mesma morrer, então, infantilmente, perguntaram: "Quando chegar o momento da ressurreição qual será o marido desta mulher que se casou tantas vezes?"

A resposta de Jesus estabelece um princípio, todo equívoco humano acerca de Deus consiste em querer interpretá-lo a partir de conceitos meramente humanos e não bíblicos, ou seja, por não conhecer as escrituras pensavam no céu em termos terrestres, ou na eternidade em termos temporais. Para Jesus, qualquer um que se esforce por entender um pouco que seja as escrituras, logo perceberá a infantilidade da pergunta que formularam. 

Como os saduceus, por admitir apenas o Pentateuco como Escritura e por não encontrar qualquer vestígio de apoio à ressurreição nestes livros, rechaçavam esta doutrina, Jesus, aponta, em uma interpretação simples, o seu erro de interpretação daquilo que chamavam Lei. Uma das designações mais recorrentes para apontar o Deus de Israel no Pentateuco é a expressão "o Deus de Abraão, Isaque e Jacó", e sendo estes três patriarcas já mortos como Deus pode ser o Deus deles? Deus não pode ser Deus de homens mortos e cadáveres em decomposição, mas o Deus vivo deve ser o Deus dos homens vivos. 

Os saduceus vivem entre nós, negando o poder de Deus e a Palavra, interpretando infantilmente as Escrituras com o fim de desacreditá-las, mas, quem crê APENAS no EVANGELHO sabe que, na ressurreição de Cristo, o Deus vivo se fez Deus dos eternamente vivos. 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato