GETSÊMANI, PRENSA DE TENTAÇÃO.

09:38Apenas Evangelho


Por Flávio Santos

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. Mateus 26.41 

Antes de ser prensado na Cruz e derramar o Sangue da eterna aliança para a redenção dos que haveriam de herdar a vida eterna, Jesus foi prensado no Getsêmani, isto porque, este nome dado ao jardim significa prensa do azeite. Na prensa do Jardim, em extrema triste e angústia até à morte Jesus é tentado. 

Ora, antes de dizer aos discípulos que estavam adormecidos, que deveriam vigiar e orar para não cair em tentação, pois o espírito estava pronto, mas a carne era fraca, Jesus enfrentou a tentação de desistir de todo o propósito pelo qual havia vindo a terra. 

A tentação de abandonar o plano de Deus decorre da intensidade da prensa que o estava esmagando. 

A prensa de ter que beber o cálice da ira de Deus, que não era Dele, mas da humanidade caída, fez com que sua alma se entristecesse até a morte. Fez com que precisasse de amigos que vigiassem e orassem com Ele. Fez com que orasse com perseverança por três vezes. 

Como não ser tentado pedir a Deus que passasse, também, o cálice da traição, da negação, do abandono, da humilhação, das bofetadas, das cusparadas, dos açoites, da coroa de espinhos, dos pregos, do abandono do Pai. 

Enfim, de tudo o que a Cruz envolvia. 

Nesta prensa da tentação, com a carne fraca, mas com o espírito pronto, Jesus vigiou e orou ao Pai que O fez entender que o cálice era para ser bebido, porque esta era a Sua vontade. 

Desse modo, Jesus descansou na vontade do Pai. 

O exemplo de Jesus no Getsêmani, recebendo a prensa da tentação nos mostra que na vida seremos prensados e tentados a desistir de viver a vontade de Deus para as nossas vidas, pois na vida enfrentaremos vários jardins que nos prensarão, angustiando a nossa alma até à morte, mas, como Jesus, oraremos assim: 

Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, FAÇA-SE A TUA VONTADE. 

Apenas no Evangelho, que discernimos que o Getsêmani é vontade de Deus para as nossas vidas.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato