SUSPEITO.

10:59Apenas Evangelho

E escandalizavam-se por causa dele. Jesus, porém, lhes disse: É somente em sua terra e em sua casa que um profeta não é reconhecido. E não realizou muitos outros milagres ali, por causa da incredulidade deles.
Mateus 13: 57-58












por Sandro VS


Nazaré, por mais que não fosse a cidade onde Jesus nascera, foi onde ele cresceu e passou grande parte de sua vida, por isto é chamada de "Terra Natal" de Jesus. Mateus afirma que ao chegar à sua cidade, Jesus, como de costume, foi à sinagoga ensinar, mas além da sabedoria que demonstrava em seus ensinamentos, Mateus salienta também que Jesus operou alguns milagres deixando, assim, todos maravilhados. 

Mas toda esta admiração logo se transforma em algo ruim, por uma razão no mínimo esquisita, mas, segundo o próprio Jesus, corriqueira na sua nação. Por mais que as palavras de Jesus fossem reveladoras e que seu poder fosse incontestável, existia um fato que o tornava "suspeito" e, assim, desacreditado entre os seus. 

As perguntas que fazem entre si mostram que não admitiam alguém que, nascera e crescera entre eles, pudesse aparecer e ensinar como ensinava e fazer milagres como fazia. O fato de estarem familiarizados demais com ele cegou-lhes o coração para quem Ele realmente era. 

A velocidade em que eles transitam da maravilha para o escândalo é impressionante. Com a mesma intensidade com que se impressionaram com os milagres, se escandalizaram com a verdade que estes sinais carregavam, isto é, Jesus era realmente o Cristo que havia de vir. 

O resultado disto é que a incredulidade deles fez com que Jesus não manifestasse mais seu poder. Não devemos pensar, equivocadamente, que não tinham fé no que Jesus podia fazer e por isto o Cristo ficou "impedido" de realizar milagres. 

Pois, além do fato de que Jesus é Deus e, assim, nada o podia impedir de fazer algo, como, também, alguém que esta vendo uma cura miraculosa diante dos seus olhos poderia negar que outra acontecesse em seguida? 

A incredulidade que fez com que Jesus não fizesse mais milagres era mais profunda. Ou seja, não criam que ele era o Cristo e assim não criam na verdade que os ensinos e os milagres revelavam. Portanto, Jesus decidiu não alimentar um conceito errado acerca de sua pessoa, pois não queriam um salvador, mas sim um curandeiro. 

A sutileza com que se pode passar da maravilha ao escândalo e tão perigosa quanto real nas igrejas de hoje. Os que voltam ao seu berço com alguma qualificação que antes não manifestavam ainda são recebidos com suspeitas. A maioria prefere ouvir e creditar alguém que cruza os mares, mesmo sem saber a sua procedência, ao ouvir aquele que cresceu entre eles e que agora demonstra uma vocação à pregação do Evangelho. 

A verdade do Evangelho anunciada pelo de casa possui menos valor que a mentira proferida na "autoridade espiritual" de um desconhecido. 

Mas, quem crê APENAS no EVANGELHO, sabe que todo e qualquer milagre genuíno sempre apontará para o Cristo, e que o único escândalo ao qual fomos atraídos é o da Cruz e o de sua pregação. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato