HUMILDADE, A MEDIDA EXATA DO REINO DOS CÉUS.

13:36Apenas Evangelho

Naquela hora, os discípulos se aproximaram de Jesus e perguntaram: Quem é o maior no reino do céu?
Mateus 18:1


















por Sandro VS


A religião judaica sempre valorizou o exercício da primazia, isto é, a superioridade da nação santa em todos os âmbitos, significando dizer que, se acima de todos estava Deus, logo abaixo vinha o rei, o profeta, o sacerdote, o escriba e por fim o povo judeu que, por ser o povo escolhido de Deus, estava acima de todos os outros. 

Mas, se no que diz respeito ao "reino judaico", o que valia era o status, o que dizer do reino do céu pregado por Jesus? Por isto a pergunta dos discípulos, que ainda estavam impregnados desta superioridade "judaicorreligiosa", foi feita de maneira tão simples e, até certo ponto, inocente. 

A resposta de Jesus desencadeia uma série de ensinos sobre como deve ser a relação pessoal de um cristão, ou seja, o reino do céu só reconhece pessoas que seguem este exemplo dado por Jesus. Para responder a pergunta, Jesus coloca sobre seu colo uma criança e diz que a verdadeira conversão, que permite o acesso ao reino do céu, se parece com este estágio infantil da vida. Ele se baseia em uma atitude inerente as crianças, a HUMILDADE

Jesus usa o exemplo de uma criança, que se sente mais confortável com o anonimato do que com a notoriedade e que só abandona sua humildade instintiva quando cresce e passa a conhecer o mundo competitivo, para dizer que à medida que o reino do céu usa para categorizar algo é a modéstia, ou seja, o não pertencer à categoria alguma. De maneira que, neste Reino, todos são maiores exatamente por nunca buscar este posto. 


A seguir, Jesus revela que o menino usado como exemplo, também, se refere a alguém que iniciou recentemente o caminho na fé, por isto, a advertência que Jesus faz logo a seguir soa até como uma ameaça. 

Ele afirma que quem recebe estes cidadãos do reino do céu como eles são estará recebendo o próprio Cristo, mas aqueles que tentarem perverter esta consciência humilde da fé que agora os habita, tentando-os a cometer o pecado de se exercer a preeminência sobre outros, não terão um final feliz. De modo que o conselho a estes é que se antecipem ao inevitável julgamento divino que virá sobre eles e que se joguem, com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, em alto mar.

O termo grego para "pedra de moinho" traduzido literalmente é "pedra movida por um jumento", isto é, um moinho usado para triturar trigo tinha como suas peças principais duas grandes pedras redondas, a pedra inferior fica imóvel, mas a superior, atrelada a um jumento, girava, portanto era uma pedra tão pesada que o que a movia era só uma força acima do normal. 

Fico pensando se esta advertência fosse levada a sério hoje, pois o que se vê são homens insistindo em perverter a fé humilde e modesta dos que estão começando a caminhada cristã, prestando um serviço de "desenvangelização" do Reino e, assim, instruindo todos a compartilharem do seu pecado de arrogância e prepotência. 

Mas quem crê APENAS no EVANGELHO cria a consciência que a medida do reino é a humildade ensinada e vivida por Jesus, de maneira que só cabem no reino os humildes, e estes humildes lá serão os maiores simplesmente porque, em fé, não se deixaram influenciar pelo mal da maioridade deste mundo. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato