NÃO SÓ SUFICIENTE, MAS TAMBÉM EFICAZ.

10:34Apenas Evangelho

Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
















por Sandro VS

Este texto já recebeu várias designações, mas a que mais me fascina é "O TEXTO DE TODOS", pois este versículo é o primeiro das Escrituras a ficar gravado na memória do cristão. 

Este texto fala da origem do plano salvífico de Deus, seu amor. Aponta-nos para o preço que custou esta salvação, a doação de um único Filho. E fala do benefício maior proposto por esta salvação, à vida eterna ao lado de Deus. 

Mas existe uma confusão na interpretação deste texto quando é mencionado quem são os objetos deste amor, desta doação e deste benefício. 

Em se tratando de um texto bíblico, nunca podemos perder de vista o contexto. 

Jesus esta conversando com Nicodemos, um judeu mestre da Lei que fazia parte do Sinédrio e, por tanto, autoridade entre seus compatriotas. Ele fica impressionado com os sinais que Jesus fazia e, por isto quer conhecê-lo, mas o faz a noite provavelmente temendo uma represália dos que exerciam autoridade com ele. 

A lógica de Nicodemos apresentou a ele uma informação acerca de Jesus que não respondeu a questão maior, ou seja, olhar para os sinais de Jesus e, a partir disto, concluir que Ele só pode ter vindo da parte de Deus por que atua no sobrenatural, não revela o propósito maior da vinda do Cristo por parte de Deus. 

Por isto a resposta é direta: "quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus", isto é, a informação acerca da pessoa de Jesus produzida pela lógica do que se vê Nele não é o bem que Deus propôs em Cristo Jesus, mas este bem só pode ser produzido por uma revelação que equivale a um novo nascimento. 

Ser judeu e conhecer a história sobre Deus a partir de tradição rabínica informativa deu a Nicodemos a chance de reconhecer em Jesus alguém que tem Deus ao seu lado, como qualquer outro profeta do Antigo Testamento tinha, mas só nascendo de novo pela graça e soberania de Deus revelaria a ele que Jesus era o próprio Deus vindo em carne para salvar o que se havia perdido. 

O que Nicodemos aprende neste versículo é que a partir de Cristo a salvação agora não é mais restrita aos judeus que conhecem Deus pela informação, mas a todo o mundo gentio que não compartilhava com as tradições judaicas, por isto o sacrifício de Cristo Jesus é suficiente, pois é o bastante para abranger e ultrapassar todas as fronteiras geográficas entre os povos de todas as nações. 

Mas se é suficiente, como então esta salvação não alcança alguns? 

O sacrifício é suficiente para alcançar todos os homens em todos os lugares do mundo, mas só é eficaz para quem crê, isto é, em Cristo Deus amou o globo todo, mas só doa a vida eterna para aquele que, neste globo, por uma ação totalmente soberana do Espírito Santo, nascer de novo para uma vida de total resposta a este amor pela fé. 

Portanto se disséssemos que a salvação é para todos negaríamos a sua eficácia, pois nem todos serão salvos, mas quando entendemos que a suficiência aponta para a queda das delimitações geográficas, podemos compreender que ela será eficaz, não importa o lugar, no coração regenerado que passou a crer. 

Quem crê APENAS no EVANGELHO foi alcançado não só pela suficiência do amor de Deus, mas também por sua eficácia. 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato