BREVE INTRODUÇÃO DE 1 TESSALONICENSES.

09:07Apenas Evangelho


por Flávio Santos


A cidade de Tessalônica e sua importância.


Tessalônica era uma cidade próspera pela sua própria história. Uma cidade que ligava Roma ao Oriente. Os estudiosos dizem que o Oriente e Ocidente passavam por Tessalônica. Sua importância está nisto, em ser um lugar, que recebendo o evangelho, poderia levá-lo ao mundo.

Paulo em Tessalônica. At 17.1-10

Como era costumeiro, Paulo vai à sinagoga discutir e pregar o Evangelho baseado nas Escrituras, dizendo que o Cristo havia morrido e ressuscitado.
A pregação gerou a conversão de alguns judeus, muitos gregos e muitas mulheres de alta posição.
Paulo pregou ali por, no máximo, três semanas. V 2. E o sucesso de sua pregação, como sempre, gerou inveja nos judeus e estes o quiseram prender. Mas, pela graça, Paulo foi enviado para Beréia. V 11

Com surgiu a Carta aos Tessalonicenses. 1 Ts 2.17-20; 3.1-13

Como Paulo teve que sair às pressas de Tessalônica ocasionada pela perseguição dos judeus, e por ter que seguir o seu caminho. Não teve oportunidade de voltar para ver o que o Evangelho tinha produzido, de fato, ali, entre os irmãos, pois, satanás o havia impedido.
Paulo, então, com muita saudade e ansioso por saber notícias dos irmãos, envia Timóteo para saber como os irmãos daquela igreja estavam.
Timóteo volta com boas e más noticias dos tessalonicenses. Com este relatório em mãos, Paulo escreve sua primeira carta aos Tessalonicenses.

Propósito da Carta aos Tessalonicenses.

O propósito da carta é louvar a atitude dos tessalonicenses de permanecerem firmes na fé, no amor e na esperança diante da perseguição dos judeus e corrigir alguns erros doutrinários sobre a volta de Cristo.

Esboço:

Saudação de Paulo e seus amigos. 1 Ts 1.1
Louvor a Deus pela firmeza em sua eleição. 1 Ts 1.1-10
O Evangelho em Tessalônica. 1 Ts 2.1 – 16
A saudade de Paulo e o desejo de vê-los. 1 Ts 2.17 – 20
O envio de Timóteo e seu relatório. 1 Ts 3.1-12
Exortação a crescer em Cristo. 1 Ts 4.1-12
Correções doutrinárias acerca da Vinda de Cristo. 1 Ts 4.13-18; 5.1-10
Últimas considerações. 1 Ts 5.12-28


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato