ARREPENDIMENTO, DOR DA CURA.

10:20Apenas Evangelho

O Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns se desviarão da fé e darão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios, sob a influência da hipocrisia de homens mentirosoa, que têm a consciência insensível (cauterizada).
I Timóteo 4:1-2












por Sandro VS

Quando trabalhei por curto período na empresa que administra as linhas férreas do Paraná conheci de perto os efeitos da cauterização. 

Entendi porque os mutilados pelos acidentes ferroviários tem maior chance de sobreviver do que os acidentados em colisões automobilísticas por exemplo. A razão é que quando o rodeiro do vagão ou da locomotiva, em contato com os trilhos, corta um membro do corpo humano como o pé, por exemplo, este não sangra, pois o contato do ferro com ferro gera o calor necessário para cauterizar a ferida instantaneamente, evitando assim, perda de sangue, o que é fatal em um acidente. 

É muito sugestivo Paulo usar a palavra “cauterizada” neste versículo no texto grego. 

Por mais que a palavra signifique também “marcar a fogo”, como quem marca o gado, no texto, ela traduz-se como “insensibilizadas”

Paulo lembra a Timóteo o que o Espírito Santo vem alertando sobre os últimos dias, isto é, que alguns que tão rapidamente abraçaram a fé, a abandonariam para seguir a espíritos de engano com seus princípios demoníacos. Estes espíritos malignos agiriam por meio de homens mentirosos e hipócritas que, com sua influência, seduziriam alguns. 

Toda esta mentira e hipocrisia, segundo Paulo, tem uma causa, ou seja, o fato de a consciência destes homens ter ficado insensível (cauterizada). O pecado de tais homens já não lhes doía na alma, e isto a ponto de o arrependimento não os alcançar mais. A consciência destes era como uma grande cicatriz de queimadura que deixa a pele áspera e resistente ao tato. 

Do mesmo modo que, para se curar algumas chagas, é necessário deixar a ferida inflamar para que se expurgue todo o carnicão que causou a lesão, para sermos curados do pecado faz-se necessário que o arrependimento, pelo mesmo processo, extraia de nós o carnicão do pecado. 

A cauterização da consciência impede o processo da cura, pois os cauterizados ficam insensíveis ao arrependimento que promove a saúde da alma e conserva a consciência cativa ao Evangelho. 

O Espírito há muito tempo alerta que os últimos tempos seriam assim, por isto mesmo os de mente cauterizada continuam influenciando alguns com suas doutrinas demoníacas e enganadoras, mas o Evangelho que cura as consciências pelo método do arrependimento, também continua a extrair os carnicões que tanto nos fazem enfermar. 

É APENAS no EVANGELHO que o processo de cura da alma gera dor, mas purifica de fato. 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato