NA REDE DE DEUS.

09:37Apenas Evangelho

Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda a espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia, e sentando-se, puseram os bons em cestos, os ruins, porém, lançaram fora. Assim será no fim do mundo: sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos e os lançarão na fornalha de fogo e ali choro e ranger de dentes.
Mateus 13:47-50

por Sandro VS

Para quem gosta de pescar com vara e anzol o tempo e a paciência tem que ser parceiras, mas para quem vive da pesca e não tem tempo para esperar, uma das formas mais antigas de pesca é a que se utiliza de uma rede chamada arrastão. Neste tipo de pesca, os trabalhadores podem puxar a rede para a terra de pé, da praia mesmo, e, ao fazê-lo separam a pesca sobre a areia, então o material inútil se descarta e o bom é aproveitado. 

Um detalhe interessante na rede arrastão é que não há como selecionar e discriminar o que se apega a ela, isto é, não há outra saída a não ser conduzir tudo o que se agarra a rede quando esta se move na água e por isso seu conteúdo sempre será uma mistura. 

Com isso em mente fica mais fácil entender o que Jesus quis dizer ao comparar o Reino dos céus a uma rede usada nesta categoria de pesca. 

Para começar é significativo o que o texto grego sugere aqui quando usa a palavra para rede, sagene, pois ela literalmente se traduz por varredura. 

Se Jesus aplicou isso à Igreja, que é o instrumento do Reino dos céus sobre a Terra, significa que a Igreja não pode ser seletiva e discriminatória, e que não somos nós os que devemos separar algo, mas também significa que este momento de separação chegará, ou seja, que chegará o dia em que se enviarão os bons e os maus aos seus respectivos destinos. Assim esta separação por mais inevitável que seja não é tarefa do homem, mas sim de Deus. 

Portanto, o Reino propõe a Igreja dois pontos de vista: o inclusivo e o exclusivo. 

O conceito inclusivo, aponta a Igreja como aberta a todos, e que, assim como a rede, enquanto seja uma instituição humana, não tem outro jeito senão ser uma mistura que incluirá todo tipo de gente, boa e má, útil e inútil. Já o conceito exclusivo aponta a Igreja como a comunidade, o povo, que herdará este Reino, aponta para aqueles que atenderam ao chamado do Reino sem hesitações. 

Desde o nascimento de Cristo Jesus a rede do Reino dos céus está sendo puxada, e o fim desta pesca está se aproximando. Em breve a autenticidade deste Reino se fará visível, pois nele só permanecerão os justos que foram justificados pela justiça do Seu Rei. 

É APENAS no EVANGELHO que conhecemos a rede do Reino de justiça. 

Soli Deo Glória!


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato