UMA PREDESTINAÇÃO ACEITÁVEL.

13:03Apenas Evangelho

por Flávio Santos


Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 
Romanos 8:29-30 

A predestinação é um tema controverso na teologia. Nunca foi e, talvez, nunca será resolvido. A predestinação é a escolha soberana de Deus do destino dos homens à salvação ou à condenação eterna desde a eternidade. Ou seja, é o Senhor quem decide quem será, ou, não, salvo. 

Mas a predestinação proposta aqui será mais aceitável, pois é a predestinação conforme a imagem de Cristo, o primogênito entre muitos irmãos. 

Paulo diz que os que são conhecidos de Deus foram predestinados para serem conforme a imagem de Cristo. Estes predestinados foram também, chamados, justificados e glorificados. 

Já que a predestinação é para ser igual a Cristo; e Cristo é o primogênito, aquele que tem a preeminência em tudo. Cristo então é o primeiro predestinado, é o primeiro conhecido, é o primeiro chamado, é o primeiro justificado e o primeiro glorificado. 

Neste sentido, quando se diz que fomos predestinados a sermos parecidos com Cristo; diz-se que, guardadas as devidas proporções, somos iguais a Ele no conhecimento, na predestinação, no chamado, na justificação e na glorificação. 

Então, para sermos à imagem Dele temos que nos parecer com Ele em Tudo. 

Primeiro, no conhecimento de Deus a Seu respeito. Do mesmo modo como Deus o conhecia desde a eternidade, e nesse conhecimento O Elegeu. Somos conhecidos Dele e eleitos segundo o beneplácito de Sua Vontade, para mostrar ao mundo que não há méritos humanos, apenas conhecimento pela graça. 

Segundo, na predestinação. O primeiro predestinado por Deus foi Cristo, predestinado para a paixão e morte na Cruz. E nós, seguindo os seus passos fomos predestinados em glória, para sofrermos com Ele. E, seguindo suas pisadas, sermos crucificados com Ele na Cruz da Revelação da Graça de Deus. 

Terceiro, no chamado. Cristo foi chamado desde a eternidade para cumprir os decretos eternos e ocultos de Deus. Este chamado se tornou histórico em Sua encarnação, na demonstração que o propósito de Deus era que todos fossem salvos. Nesta trilha de semelhança a Ele, fomos chamados desde a eternidade e revelados ao mundo, como sal e luz, para que esses, pelo nosso testemunho, também cressem que a vontade de Deus é que todos sejam salvos. 

Quarto, na justificação. Cristo é o Justo e Justificador com o sangue que jorra desde a eternidade. E com justiça caminhou em verdade e vida na face da terra. Assim, nós que somos justificados Nele e como Ele, devemos em semelhança a Ele, esvaziar-nos de nós mesmo e assumirmos a forma de servo e sermos justos obedientes até a Cruz. 

Quinto, na glorificação. Cristo é o primogênito, foi o primeiro a ser glorificado na ressurreição e na ascensão. Nesta vereda de emparelhamento de vida, nós que somos predestinados também somos glorificados, na certeza de que ressuscitamos com Ele, e seremos trasladados para o céu de Sua Glória. 

Este tipo de predestinação parece-me mais aceitável, do que a tradicional. Não que eu a negue, apenas quis mostrar que como discípulos e, 

Apenas no Evangelho, que somos predestinados à imagem de Seu Filho.





Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato