O EVANGELHO E O CONTO DO VIGÁRIO.

09:33Apenas Evangelho

por Flávio Santos


Conta-se que uma imagem de Nossa Senhora foi disputada por duas paróquias: Pilar e Conceição. Um dos vigários, o de Pilar, propôs que a imagem fosse colocada e amarrada em um burro que estava na rua entre as duas igrejas. A igreja para onde o burro se dirigisse ficaria com a imagem. O burro, então, se dirigiu à Igreja de Pilar. Depois de um tempo descobriu-se que o burro era do vigário de Pilar. Isso quer dizer que o padre passou o “conto do vigário”, e é daí que surge esta expressão. E, provavelmente, a palavra vigarista. 

Não muito diferente dessa história, existem muitos Vigaristas de Cristo nas igrejas enganando o povo. É claro que cada elemento dessa lenda poderia ser usado como exemplo do que os Vigaristas de Cristo têm feito para receber os bens que tanto desejam. 

Entretanto, apenas o significado nos basta: A esperteza dos estelionatários do Evangelho que estão extorquindo o povo com a tão conhecida Teologia da prosperidade. 

Em terras brasileiras, o conto do vigário é o nome dado para o crime de estelionato. 

Para que seja, de fato, estelionato, o vigarista tem que tomar para si o que é do outro, causar prejuízo ao próximo, usar artimanhas para enganar e induzir, e manter alguém no erro. 

Essas características estão em todos os Vigaristas de Cristo que estão passando os seus contos nas Igrejas. 

Tomam para si o dinheiro dos fiéis, causando neles prejuízos materiais, psicológicos e espirituais, usando de artimanhas maquiavélicas, besuntadas com promessas aparentemente bíblicas, induzindo assim, os “semeadores de honra” ao erro e mantendo-os no engano de ajuntar tesouros na terra. 

A justiça dos homens ainda não conseguiu penalizar esses estelionatários do Evangelho, mas, a justiça de Deus está em pleno vigor entregando esses homens à paixão pelo dinheiro, esperando o dia da ira vindoura sobre toda impiedade. 

O Crime de estelionato está no artigo 171 do Código Penal Brasileiro (Título II, Capítulo IV) 

Curiosamente o estelionatário é chamado de 171. 

Os Vigaristas 171 do Evangelho, brasileiros e “importados”, estão em plena ação em terras tupiniquins passando os seus contos. Porém, alguns que não se dobraram ao sistema de prosperidade ilícita estão os denunciando. 

Apenas no Evangelho, que não caímos no conto dos vigaristas da prosperidade.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato