Reflexões

A TEOLOGIA DA VIDA OU A TEOLOGIA NA VIDA?

10:14Apenas Evangelho

















por Sandro VS


Todo aquele que já pensou em cursar, está cursando ou já cursou teologia foi, é ou será alvo deste questionamento. 

Quando pensei em fazê-lo recebi varias advertências que se baseavam na primeira parte da pergunta, isto é: “será que isto é necessário, pois o que importa é vida com Deus!”. 

Quando estava cursando isto mudou para mais ou menos assim: “você quer ser teólogo profissional, estude, mas se você quer ser pastor tenha intimidade com Deus”. 

Agora que já cursei e estou pastoreando o discurso mudou para isto: “eu creio na bíblia, você em teologia”. 

Ou seja, todo o incentivo é para que você pratique uma teologia da vida, onde conhecer Deus e sua revelação é abraçar uma fé que só crê em um deus por meio de revelações. Esta teologia existencial não só ignora qualquer conceito teológico que contradiga a veracidade de sua experiência, como também combate qualquer experiência que alguém possa ter a partir da teologia aprendida.

Para a teologia da vida, estudar os atributos de Deus, a ordem de salvação, a natureza do homem, a doutrina de Cristo e do Espírito Santo é perder tempo já que fomos chamados a viver pela fé, e, se assim fosse, é bem aqui que a afirmação capciosa feita em uma música bem antiga até faz sentido: “HÁ, VIVER DA FÉ, SÓ NÃO SE SABE FÉ EM QUE!”, pois crer assim é viver fundamentado no nada. 

A teologia da vida, também, olha para homens que cravaram seus nomes na historia através da teologia como meros profissionais do ramo. Veem Lutero e Calvino como homens que viviam enclausurados, escrevendo e repassando teologia por baixo da porta. Não acreditam no ministério pastoral de tais homens por que se fossem pastores não teriam tempo para ficar escrevendo tanto. 

Mas o que a teologia da vida não entende é que só existe vida a partir de uma teologia revelada e aprendida, significando dizer que a existência só ganha vida a partir de um conhecimento sólido do Seu autor.

Todo o sadio legado teológico atual partiu da sublime revelação de Cristo ao coração de homens que estavam perdidos nos pressupostos empíricos de uma teologia existencial, de maneira que, antes de virar conceito no papel, transformou mentes e corações para não se conformarem com este mundo.

A teologia da vida também não entende que toda a sua pratica, isto é, oração, leitura da palavra, aconselhamento e santidade só terá sentido real desde que feitos fundamentados na revelação recebida e exaustivamente aprendida, pois fora disto o que se tem é só religiosidade oca e vazia. 

Teologia na vida é o que falta para todos os que vivem fundamentados na teologia existencialista, teologia esta que até sustenta o indivíduo em um mundo paralelo e surreal, mas que o abandona quando este se perde na realidade de sua humanidade caída.

Enfim, teologia é viver o Evangelho fundamentado exclusivamente em Deus a partir do que Dele se revelou em Cristo Jesus e foi testificado no coração de quem creu nisto. 

Quem crê APENAS no EVANGELHO teologiza a própria vida. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato