Reflexões

TEOLOFOBIA...

13:53Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Não sei se essa palavra chega a ser um neologismo, mas, neste texto, significa medo do estudo da teologia.

Algumas pessoas têm medo de estudar teologia, pois acham que perderão a espiritualidade. Afinal, a Letra mata, mas o Espírito vivifica. Entretanto, o que mata aqui, é a interpretação equivocada do texto. Pois, quem mata é a letra da Lei, não o estudo da teologia.

Quem se aproxima do estudo da teologia, na universidade, no seminário, ou até mesmo em casa, é logo alertado a não se aprofundar muito, pois pode perder a espiritualidade, porque teólogos, não tem vida com Deus, mas vida com livros que estudam Deus.

Teólogos são engessados, cartesianos, técnicos, racionais, pensadores. Sendo assim, não dão liberdade para o poder de Deus. Teólogos, normalmente não são espirituais, mas, sim, carnais.

A erudição não comporta a espiritualidade. Eruditos não oram, não jejuam e não leem a Bíblia devocionalmente para descobrir os seus mistérios, porém, a leem com ferramentas teológicas, como a exegese e a hermenêutica. E, principalmente, com os seus pré-conceitos teológicos.

Teólogos não se importam com os textos escritos pelos escritores bíblicos. Só se importam com o que escreveram os teólogos em seus manuais teológicos, tais como, Agostinho, Calvino e Lutero, sobre os textos bíblicos.

Por tudo isso, a grande afirmação é que se você quer ser pastor, não seja teólogo. Pois a teologia é a amante que faz o pastor perder a sua espiritualidade, traindo e causando divórcio com o Senhor.

Afinal, pastores são práticos, teólogos são teóricos; pastores são espirituais, teólogos são carnais; pastores são homens de fé, teólogos são homens racionais; pastores são bíblicos, teólogos são sistemáticos; pastores oram, teólogos estudam; pastores pregam a palavra, teólogos pregam doutrinas.

Tudo isso, e isso tudo, vai gerando no coração dos estudantes de Teologia medo da própria Teologia. Pois acreditam que podem perder a sua virgindade espiritual, enamorando-se com a teologia.

Pensamentos como esses são engendrados em seminaristas por outros seminaristas, irmãos espirituais, pastores e, até mesmo por professores de teologia. Causando aversão ao estudo dedicado da teologia.

Mas para que não se cometa erros e não se perca a espiritualidade ao se aproximar da Teologia, ou seja, do estudo de Deus, o estudante tem que fazer uma viagem para dentro do Evangelho, levando na bagagem as ferramentas da Teologia.

E viajar para dentro dos livros de Teologia, levando na bagagem a simplicidade do Evangelho.

Assim, a viagem é simples, e faz com que Teologia e Evangelho se tornem espiritualidade no estudante de teologia, no teólogo e no pastor.

Apenas no Evangelho, que a Teologia é espiritual e prática.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato