Reflexões

AQUILO QUE O OLHO NÃO VIU, O OUVIDO NÃO OUVIU E A MENTE NÃO IMAGINOU...

12:42Apenas Evangelho

por Flávio Santos



Leia I Co 2

A vida, o ministério e os escritos de Paulo apontavam única e exclusivamente para o Mistério e a Sabedoria de Deus, Jesus Cristo, e este crucificado. 

A mensagem da Cruz anunciada por Paulo, a que ele chama de demonstração de Espírito e poder, Sabedoria de Deus, oculta em mistério e preordenada antes de todas as coisas, não foi compreendia pelos poderosos desta era. 

Estes poderosos eram os sábios gregos e os religiosos judeus. Paulo diz que se os poderosos tivessem compreendido não teriam crucificado o Senhor da Glória. 

Paulo, para esclarecer o seu pensamento cita um texto do Antigo Testamento dizendo que aquilo que o olho não viu, o ouvido não ouviu e a mente não imaginou é o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

No entanto, Deus revela a nós pelo Espírito Santo. Ou seja, os sábios, nunca entenderão a mensagem da Cruz sem a revelação do Espírito Santo. 

Os seus olhos, os seus ouvidos e a sua mente não conseguem perceber, em sabedoria humana, a Glória da Cruz. 

Entretanto, os que são maduros na fé discernem a Sabedoria de Deus. A palavra para maduros é teleioi, que fala de uma pessoa que cresceu como deveria e alcançou a maturidade. Uma pessoa que não é criança nas coisas espirituais, mas um homem maduro na fé. 

Paulo diz que os sábios gregos e os sábios religiosos judeus, ainda são crianças nos assuntos da Cruz. O mistério de Deus não cabe em sua sabedoria. 

Aqueles que são espirituais, também, discernem bem todas as coisas, segundo Paulo. Compreendem a Cruz e todos os seus significados para a vida. Ao contrário, o homem natural, o sábio e o religioso, não discernem nada da Cruz de Cristo. 

Esses homens são antagônicos. 

O espiritual é o homem pneumáticos, aquele que tem sensibilidade às coisas do Espírito. 

O natural é o homem psíquicos, aquele que pensa e vive as coisa da terra, é o homem sem o Espírito. 

O homem natural recebeu o espírito do mundo, o espiritual recebeu o Espírito de Deus; homem natural é ensinado pela sabedoria humana, o espiritual pela sabedoria do Espírito Santo; O homem natural não aceita as coisas do Espírito, pois é loucura, o espiritual aceita e discerne bem todas as coisas. 

Os maduros e os espirituais são aqueles que têm a mente de Cristo revelada em cada ensino e atitude de Jesus nos Evangelhos. 

Portanto, se os seus olhos imaturos ainda não viram a beleza do Cristo na Cruz, os seus ouvidos naturais ainda não ouviram a mensagem da Cruz e a sua mente, que ainda não é a de Cristo, não discerniu a Sabedoria Misteriosa de Deus, o Espírito Santo revelará aos seus sentidos a Cruz de Cristo. 

Apenas no Evangelho, que amaduremos espiritualmente na mente de Cristo. 

Talvez possa Querer Ler Também

6 comentários

  1. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar...
    Sandro VS.

    ResponderExcluir
  2. tem certeza que o irmao é da renovada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendemos a sua pergunta Jefferson, mas obrigado por ler o texto.
      Sandro VS

      Excluir
  3. Estou apaixonada por esse blog ! Tanto a musica, quanto a palavra ... onde congrego estamos estudando a igreja de Corinto e o meu líder passou uma atividade, e encontrei aqui a resposta. Percebi que são bastante reflexivo, acredito que a proposta é usar a bíblia como o livro pensante ! Fiquei muito feliz, Deus seja glorificado !
    -Att " Alane de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz Alane!
      Estamos muito gratos a Deus em saber que você gostou e entendeu a proposta do APENAS EVANGELHO, pois, assim como você percebeu, nossa intenção não é dar respostas finais aos textos do Evangelho, mas, propor um caminho para os leitores refletirem. Gostaríamos de sugerir, caso ainda não tenha feito, que você curtisse a página do blog no face: https://www.facebook.com/ApenasEvangelho?ref=hl
      Obrigado!

      Excluir
  4. Amém, Deus seja louvado por vossas vidas.

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato