Reflexões

SOBRE A BÍBLIA FREESTYLE.

16:13Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Segundo os autores, A Bíblia Freestyle foi idealizada e é escrita diariamente por Ariovaldo Jr, pastor de uma Igreja chamada Manifesto, em Uberlândia-MG. Esta é uma proposta de leitura bem humorada das Escrituras Sagradas, interagindo com a cultura pop da geração Y. Não é uma tradução, não possui fins acadêmicos e nem sequer a pretensão de substituir uma leitura bíblica integral. Mas, quem sabe, com um pouco de humor, muitos que nunca tiveram contato algum com o texto bíblico sejam animados a estudar e aprender um pouco mais. Se você ficou ofendido com alguma coisa aqui, então este site não é para você. Feche-o e finja que nunca nem ouviu falar dele.

A Bíblia do momento para a geração do momento é a momentânea, Freestyle. Momentânea, não no sentido de que acabará rapidamente, mas porque não gera eternidade, e sim, momento, tempo e espaço. A sua linguagem é boa para o momento, para a leitura descompromissada e para o humor, mas não é boa para colocar a eternidade no coração desta geração. 

Aqui não julgo a índole e a intenção dos autores, que é a tão conhecida contextualização da mensagem do Evangelho, que são aparentemente boas, mas fazer as seguintes paráfrases, não é muito fiel à pureza do Texto e agradável aos ouvidos: 

E pra escapar de ser pego, Pedro começou a xingar e a jurar: "PUTA QUE O PARIU, VIU! Quantas vezes vou ter que falar que eu juro que não conheço esse homem?" Mateus 26 na Freestyle. 

“Quem se envergonhar de mim e do meu ensino, eu também vou me envergonhar desta pessoa no dia que eu voltar. Quem falar alguma MERDA sobre minha pessoa, eu relevo de boa. Mas quem zoar o Espírito Santo, esse aí tá ferrado pra frente, por que pra esse pecado não tem perdão. Por isso tomem cuidado pra não saírem falando besteira!”. Lucas 12 na Freestyle 

Comentando os ideais da proposta Freestyle: 

Esta é uma proposta de leitura bem humorada das Escrituras Sagradas, interagindo com a cultura pop da geração Y 

Não há problemas em fazer “leituras” das Escrituras. Leitura teológica, apologética, missional, prática, e até bem humorada. Não há problemas em querer que as leituras interajam com o público alvo, no caso da Freestyle, a cultura pop da geração Y. Pois acredito que devemos contextualizar a mensagem do Evangelho, mas não podemos com isso, perder a essência da proposta de Jesus. 

Não é uma tradução, não possui fins acadêmicos e nem sequer a pretensão de substituir uma leitura bíblica integral. 

Os problemas da Bíblia Freestyle começam com essa afirmação. 

Já que não é uma tradução e sim uma leitura; qual a tradução utilizada para a leitura estilo livre? Será que foi utilizada a NTLH? Que não é uma boa tradução. 

Por não ser para fins acadêmicos, o autor já tenta se eximir de qualquer contestação teológica de suas leituras. Até aí tudo bem, a leitura da bíblia não é para fins acadêmicos, mas para ministração de Deus aos corações. Mas temos que ter pelo menos alguma “ciência” para fazer, ainda que seja apenas, uma leitura das Escrituras. Será que o autor tem uma boa “leitura” das Escrituras Sagradas? 

O grande problema da afirmação acima é que a geração Y não lê a Palavra de Deus, e uma tradução confortável ao seu estilo, acabará substituindo a leitura da Bíblia convencional. 

A substituição será inevitável! 

Mas, quem sabe, com um pouco de humor, muitos que nunca tiveram contato algum com o texto bíblico sejam animados a estudar e aprender um pouco mais. 

Aqui está a grande falha! 

Se aqueles que nunca tiverem contato com o texto Bíblico conhecerem e gostarem da liberdade de linguagem da Bíblia Freestyle, nunca mais deixarão de lê-la, e pelo que li em alguns textos, não há como estudar e aprender a palavra a partir destas paráfrases das Escrituras. 

E até aqueles, da geração Y, que conhecem o texto tradicional, vão abandoná-lo para estudar e crescer por meio desta bíblia. 

Portanto, a Bíblia Freestyle é tão livre que libertará a geração Y da Bíblia Sagrada, gerando uma geração livre do conhecimento do Evangelho, mas totalmente presa ao analfabetismo bíblico. 

Pense Nisso!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato