A ENTRADA TRIUNFAL...

09:59Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Leia Mateus 21

Esta é última entrada de Jesus em Jerusalém, depois, sairá para morrer fora dos portões da cidade santa para santificar todos os povos, tribos, línguas e nações. É um momento histórico, pois inaugura os acontecimentos de sua paixão. Esta entrada triunfal mostra-nos qual o tipo de reino que o Rei Jesus veio estabelecer, um reino para o coração.

É um Reino de descanso. Mateus já havia usado as palavras, manso e humilde, em outro contexto, mostrando que Jesus veio estabelecer um reinado de descanso para os nossos corações.

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados que vos aliviarei, tomai sobre vós o meu julgo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

Jesus vem como um Rei humilde, nascendo em uma manjedoura, e não tendo onde reclinar a cabeça. Essa humildade não o diminuía, mas o exaltava sobre tudo, de modo que todos os joelhos que estivessem no céu, na terra e embaixo da terra se dobrassem, e toda língua confessasse que Jesus era o Senhor e Rei para a glória de Deus-Pai. 

É um Reino de paz. Jesus vem como um Rei de paz, montado em um jumentinho. O jumento à época dos grandes reis era um animal de extremo valor, pois os reis o montavam. Se Jesus tivesse vindo em um cavalo, seria para anunciar guerra, mas como veio em um jumento, estava anunciando que vinha em paz, pois esse era o costume da época. A paz que o Rei Jesus traz, é aquela que apazígua a nossa alma com Deus, com o nosso eu e como o próximo.

É um Reino de santidade. Jesus vem como Rei sagrado, para um reino sagrado. O fato de o jumentinho nunca ter sido montado por ninguém, era na tradição judaica, para um fim sagrado, ou seja, Jesus vem para um momento sagrado, morrer na Cruz, para sacralizar os que seriam justificados pelo seu sangue sagrado.

Os ambientes do coração, que carregam os nossos mais terríveis pecados, mais terríveis desejos, veio para ser habitado por Jesus e, assim, ser santificado, sacralizado.

Jesus vem como Rei para ser recebido como honras de Rei. A multidão o recebeu como Rei, pois estenderam suas vestes como fizeram os amigos do Rei Jeú, quando foi proclamado rei, e cortaram ramos de árvores e estenderam pelo caminho, como fizeram os moradores de Jerusalém, quando receberam Simão Macabeu, em Jerusalém, após suas grandes vitórias.

O reino de Deus é para aqueles que não mais estendem vestes e cortam ramos de árvores, mas que se arrependem, no coração, porque entendem que o caminho para que o reino seja entronizado no ser passa pela via do arrependimento.

Apenas no Evangelho, que nos arrependemos para que o Reino de Deus chegue ao nosso coração.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato