Mensagem

RACA, LOUCO? DEIXE E TUA OFERTA E VAI RECONCILIAR-TE PRIMEIRO...

13:39Apenas Evangelho

por Flávio Santos

Mateus 5:21-26

Jesus disse que o padrão de vida dos discípulos deve ser maior que o dos escribas e fariseus, para que entrem no Reino de Deus. Para isso, o discípulo tem que seguir os ensinos de seu sermão e não irar-se.

A Ira é proibida por Jesus, como o assassinato, pois muitas vezes matamos o próximo em nosso coração. Isso é claramente visto quando sabemos quais as manifestações da ira que nos levam ao juízo, ao sinédrio e ao inferno.

A ira que não sai do coração que nos encoleriza ou nos zanga contra o nosso irmão. Aqui a Ira não é aquela que passa rapidamente, mas a ira que é cultivada no coração, a de quem que se ira e seguirá se irando; a ira que não age, mas que cultiva desejos e intenções ocultas, que adoecem a alma; A Ira sem motivos claros e significativos.

A Ira, também, se manifesta como insulto. Que se dirige ao próximo como “raca”, que significa néscio. Quando alguém, assim se refere ao próximo, o está desprezando por sua ignorância e insensatez. É alguém muito orgulhoso que, em ira profunda, despreza o irmão. 

A manifestação da ira não deixa de passar pelo caminho da loucura do ser de quem se ira, e do que chama o irmão de louco. Chamar o irmão de louco é atacar a sua moral, é o desejo de manchar o seu nome.

Jesus disse que o antídoto da ira é a reconciliação. É um caminho difícil de percorrer, mas que cura a alma.

É um caminho árduo, pois começa no altar, no lugar de encontro com Deus. Jesus disse que só se estabelece comunhão com Deus se, antes, tivermos comunhão com o irmão.

É um caminho de humildade, pois deixar a oferta no altar e buscar reconciliação no momento da oferta é para os humildes que recebem a terra para viver a comunhão com o irmão.

É um caminho necessário, pois só depois da reconciliação é que se deve aproximar do altar para oferecer as ofertas. Jesus está dizendo que o caminho vertical tem que ser palmilhado na horizontal.

É um caminho urgente, pois Jesus disse que deve ser depressa, não se pode esperar. Quem quiser o usar o altar como lugar de devoção tem que se apressar na reconciliação com o irmão.

É um caminho que se faz enquanto estamos no caminho com o próximo. Este caminho impede o julgamento dos homens, do diabo e do Senhor.

Portanto, raca e louco será você, se não deixar a sua oferta no altar e depositá-la, como reconciliação, no altar do coração do seu irmão, para que o acesso ao altar do Senhor seja livre e verdadeiro.

Apenas no evangelho, que deixamos de ser néscios e loucos para viver o caminho proposto por Jesus.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato