Mensagem

VIVIFICADOS...

13:48Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Ef 2.1-10

A carta aos Efésios foi escrita quando Paulo estava preso pelos homens, mas muito mais do que esta prisão, estava preso no que mostra nesta epístola, a sublime vontade de Deus realizada em Cristo Jesus. Aos Efésios é o clímax e a majestade do Evangelho, por isso é conhecida como a rainha das epistolas.

Paulo mostra à Igreja que a vida no Evangelho só acontece nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Este lugar é alcançado pela fé. Todas as bênçãos que os homens recebem de Deus só podem se vivenciadas se forem em Cristo Jesus. 

Paulo mostra que o homem sem Deus está morto e separado de Deus. Mortos como Lázaro quando Cristo o ressuscitou, e como Cristo, na tumba, quando Deus o ressuscitou. Mas este é o momento ideal para o poder de Deus ressuscitar os que estão mortos para uma nova vida e assentá-los nos lugares celestiais em Cristo Jesus.

O homem estava morto no fracasso. Duas palavras são usadas para mostrar o fracasso do homem. A primeira é pecado, errar o alvo proposto por Deus, a segunda é transgressão, escorregar e cair do caminho proposto por Deus. Essas suas palavras mostram que o homem fracassou, escorregando e caindo no caminho de atingir o alvo de Deus.

A realidade do fracasso do homem é a morte para Deus e a vida para o curso do mundo, para a vontade do diabo, para a desobediência, para os desejos e vontades da carne, e o resultado é filiação na ira de Deus.

Mas neste estado de morte o homem é vivificado por Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, mostrando assim, as riquezas da sua graça pela bondade da identificação de Cristo com homem e a substituição na morte, e assim, impedindo-o de receber o que merece: ficar morto para a vida de Deus.

A vivificação eleva o homem aos lugares celestiais em Cristo Jesus, o mesmo lugar que Deus O levou após a ressurreição. É neste lugar que estamos assentados pela fé e recebendo os benefícios de em Cristo estar, também, à destra de Deus.

A vivificação ressuscita o homem para a posição de salvo. A salvação que vem exclusivamente pela obra de Deus como dom em graça, para que o homem não se glorie, mas tome posse pela fé.

A vivificação recria o homem como poema. Um poema escrito por Deus, inspirado em Cristo Jesus e recitado, quando o homem ressuscitado, com a sua vida, anda nas obras preparadas por Deus.

Assim, Cristo está bradando diante da tumba da morte para os propósitos de Deus, aos que estão mortos e enfaixados pelo fracasso porque escorregaram e caíram do caminho proposto por Deus, sai para uma nova posição...

... VIVIFICADOS!

Apenas no Evangelho.

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato