Reflexões

5 SOLAS PARA EXORCIZAR OS PASTORES E TEÓLOGOS BRUXOS...

09:21Apenas Evangelho

por Flávio Santos.

Hoje, 31 de outubro, os cristãos protestantes comemoram o dia da Reforma Protestante. Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, protestou contra a Igreja Romana, afixando à porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, as famosas 95 teses contra vários pontos teológicos da doutrina Romana. Tudo começou quando Lutero descobriu que a salvação era pela fé somente.

Além de Martinho Lutero, outros nomes são importantes para o movimento reformador. João Calvino com sua mente intelectualmente privilegiada sistematizando os dogmas da religião nas suas instituições da religião cristã, uma obra que tem servido ao longo dos anos para teólogos, professores e principalmente cristãos que buscam os valores verdadeiros do cristianismo; Ulrich Zuínglio, que em sua época, queria fazer algo corajoso para Deus; e Menno Simons com a reforma radical, afirmando não haver outro fundamento, senão, aquele que foi estabelecido pela palavra de Deus.

Os principais fundamentos teológicos da Reforma Protestante são os Cinco Solas, que são frases latinas que surgiram para sistematizar a teologia reformada. A palavra latina, sola, significa somente, na língua portuguesa. Os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria.

Sola Fide – Somente a Fé. O princípio "Sola Fide" é a afirmação de que o homem é justificado única e exclusivamente pela fé somente, sem o acréscimo das obras do mérito humano. Segundo a tradição reformada é o artigo pelo qual a igreja é sustentada. A justiça do Evangelho que não nos envergonhamos, é o poder de Deus para salvação, e é do principio ao fim pela fé, pois conforme Paulo aos romanos: O justo viverá pela fé.

Sola Scriptura – Somente a Escritura. A Escritura é a única regra de fé e prática daqueles que vivem o Evangelho. É somente na Escritura que encontramos a sua Inspiração, Autoridade, Inerrância, Clareza, Necessidade e Suficiência. Pois é somente na Escritura que encontramos o testemunho acerca dela mesmo. 

Solus Christus – Somente Cristo. A Igreja precisa olhar somente para Cristo o autor e consumador da nossa fé e, assim, perseverar no que é comum aos discípulos de Cristo e em seu Nome fazer maravilhas e sinais, acreditando que é somente por Ele que se vive o Evangelho. A Igreja que vive em Cristo, caminha no Caminho da Graça.

Sola Gratia – Somente a Graça. O termo “Sola gratia”, refere-se a tudo que o homem possui, e, em especial, a salvação, é pela graça somente. É pela graça somente que o homem é eleito, regenerado, justificado, santificado e glorificado, herdando assim, a salvação eterna. É pela graça somente que o homem recebe os dons espirituais e talentos que são usados em favor do Reino. É pela graça somente que o homem recebe as bênçãos de Deus. É pela graça somente que o homem é convencido de que não há méritos nele para que Deus faça alguma coisa em seu favor. É tudo pela graça somente.

Soli Deo Gloria. Somente a Deus a Glória. É o princípio pelo qual toda glória é dada a Deus no processo de salvação. Deus desde toda a eternidade elegeu o homem para salvação, somente pela fé, somente por Cristo, somente pela graça, por meio da pregação somente da Escritura, somente para dar a Ele mesmo a Glória.

Dia 31 também é o dia das bruxas. Portanto, que nesta data os que seguem os princípios da Reforma do Século XVI exorcizem os teólogos e pastores bruxos com suas falácias teológicas do mérito humano e da prosperidade. Para que, assim, voltemos apenas ao Evangelho simples e verdadeiro de Cristo Jesus.

Talvez possa Querer Ler Também

1 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato